Vem aí a época do ano que mais gosto o Natal, como tal vou partilhar a minha receita de Filhoses à moda da Beira Baixa.
É também falar de aletria, o arroz doce e as filhoses que aqui são tendidas à mão obtendo uma forma única nestes doces. No tempo das nossas avós era à roda da lareira que, com um pano sobre os joelhos, se esticavam bocados de massa, logo fritos em azeite e polvilhados de açúcar e canela.
Ingredientes:
1 kg de farinha
1 dl de azeite
2 colheres (sopa) de aguardente
1 laranja
6 ovos
25 g de fermento de padeiro
sal q.b
Óleo para fritar
Açúcar para polvilhar
Preparação:
Dissolva o fermento e um pouco de sal num pouco de água morna.
Num alguidar ponha os ovos inteiros e mexa-os,junte o azeite aguardente,o sumo de laranja e o fermento ja dissolvido e mistura tudo de seguida junte a farinha aos poucos e vá amassando com as maõs em movimentos de vaivém( quanto mais trabalhar a massa melhor) amasse até a massa se descolar das mãos, se necessário vá juntando farinha nas mãos até ela se soltar.
Forme uma bola de massa e polvilhe com farinha, embrulhe o alguidar com um pano grande de cozinha e deixe levedar em local temperado, pode demorar alguns horas, depende da temperatura do local.
Depois da massa levedada, ponha óleo ao lume (deve ser abundante) e deixe aquecer bem. Molhe as pontas dos dedos num pouco de azeite, tire um pouco de massa forme uma bola e vá esticando a massa com as mãos. A filhó ficará mais fina no centro e mais grossa nos bordos. Depois de fritas , polvilhe com açúcar ( e canela se gostar) eu polvilho só com açucar.