Empanadilhas de Bacalhau

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Empanadilhas de

Ingredientes: (para 6 empanadilhas)

[para a ]
25 gr. de água
25 gr. de azeite
25 gr. de vinho branco
1 pitada de açúcar
1 c. (café) de sal
75 gr. de margarina
5 gr. de seco
1
300 gr. de
1 ovo para pincelar

[para o ]
1 cebola pequena
3 dentes de alho
50 gr. de polpa de tomate
25 gr. de azeite
1/2 vermelho
coentros q.b.
pimenta q.b.
400 gr. de bacalhau demolhado

Método Tradicional:
Numa taça coloque a farinha, faça um buraco no centro e adicione todos os ingredientes líquidos. Envolva com as mãos. Adicione a margarina, o açúcar, o sal, o ovo e por fim o fermento e amasse bem, até obter uma massa homogénea e esta despegar das mãos. Retire e deixe repousar enquanto prepara o recheio.

Num tacho coloque a cebola e os dentes de alho picados, adicione o azeite e deixe refogar até a cebola alourar. Adicione o pimento picado e a polpa de tomate e envolva. Deixe ferver e adicione o bacalhau, coentros a gosto e tempere com pimenta. Deixe cozinhar até que todo o líquido seja absorvido.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque todos os líquidos no copo, o açúcar, o sal e a margarina e programe (2min/37ºC/vel1). Adicione o fermento e misture (3seg/vel4).
Junte o ovo e a farinha e amasse (2min/vel Espiga). Se necessário, acrescentar mais farinha, até a massa descolar das paredes do copo. Retire e deixe repousar enquanto prepara o recheio.

Coloque o pimento no copo e pique (5seg/vel5). Retire e reserve.
Coloque no copo a cebola e os dentes de alho e pique (5seg/vel5). Adicione o azeite e a polpa de tomate e refogue (5min/Varoma/vel Colher). Adicione o pimento, coentros a gosto, o bacalhau e tempere com pimenta. Programe (8min/100ºC/vel Colher).

__________…………._________

Estenda a massa com o rolo numa bancada enfarinhada. Com uma faca, recorte pequenas placas ovais de massa com cerca de 8cmx16cm. Numa placa de massa, coloque 2 a 3 c. (sopa) do recheio de bacalhau e coloque outra placa por cima. Com um garfo, faça pressão em toda a volta, selando as placas de massa. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
Pincele as empanadilhas com um ovo batido e, com um palito, faça pequenos orificios na parte de cima. Leve ao pré-aquecido a 180ºC, cerca de 20 minutos.

http://sweet-gula.blogspot.pt/search/label/Bacalhau

Post Author: Receitas de Portugal