Grão com Mão de Vaca

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Grão com Mão de Vaca

Esta não é uma receita das mais consensuais porque muitos não são apreciadores de mão de vaca. No entanto como amante incondicional da cozinha continuo, sempre que posso, a confeccionar muitas das receitas que dela fazem parte. É um prato ribatejano, ideal para um almoço de Domingo entre amigos e familia.
Devo dizer que a mão de vaca tem que ser de muito boa qualidade. Não aconselho grão de lata mas sim cozido por nós. Além de que é indispensável um bom chouriço de carne.

Ingredientes:
1 mão de vaca
1 chouriço de carne
4 fatias de entremeada
fumado
2 grandes e uma pequena
2 grandes e uma pequena
4 dentes de alho
folha de louro
500 gr de grão de bico
1 dl de azeite
1 raminho de salsa
4 colheres de polpa de tomate
1,5 dl de branco
1 colher de chá de pimentão doce
1 piripiri
sal q.b.

Preparação:
Coze-se o grão e depois de cozido guarda-se a água da cozedura.
Limpa-se bem a mão de vaca, raspa-se para retirar qualquer pêlo. Em seguida ferve-se uns minutos e deita-se essa água fora. Coze-se então numa panela de pressão em água temperada com 1 cenoura pequena, 1 cebola pequena, 5 grãos de pimenta, 1 cravinho e sal. Coze cerca de 1 hora. Num tacho grande faz-se um refogado com as duas cebolas picadas, o alho picado, o azeite, a salsa e a cenoura cortada em cubos. Junta-se então o toucinho às tiras e quando começar a alourar junta-se o vinho e a entremeada aos pedaços previamente temperada com um pouco de sal. Refoga-se mais um pouco e adiciona-se a polpa de tomate e o chouriço às rodelas. Tapa-se e deixa-se suar um pouco.Vai-se adicionando um pouco de água ou do da mão de vaca que entretanto cozeu. Retiram-se os ossos à mão de vaca e parte-se em pedacinhos pequenos. Junta-se ao refogado e em seguida o grão. Acrescenta-se um pouco de água de cozer o grão e deixa-se ferver cerca de 15 minutos. Desliga-se o lume e repousa um pouco. Serve-se acompanhado de arroz branco.

Bom poveito..

Fonte: http://docestemperos.blogspot.pt/

Post Author: Receitas Portuguesas