Cuscuz de Frutos do Mar

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

O Cuscuz é um prato árabe que pode ser feito à base de ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor.
Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste.
Um prato bastante democrático já que pode ser feito conforme a sua preferência e se for feito em mini porções, se torna um prato chique, digno de ser servido em grandes comemorações.

Cuscuz de do Mar
Ingredientes
1/2 xícara(s) de chá de óleo
1 cebola picada
1/2 pimentão vermelho
1 xícara(s) de café de ervilhas frescas
1 xícara(s) de chá de palmito picado
1/2 xícara(s) de chá de azeitonas pretas picadas
1 lata de sardinha grande com óleo
1 xícara(s) de chá de molho de pronto
1 xícara(s) de chá de leite de coco
4 xícara(s) de chá de caldo de peixe ou
Sal e a gosto
1/2 xícara(s) de chá de e cebolinha
2 xícara(s) de café de farinha de milho
1/2 xícara(s) de chá de farinha de mandioca
3 colher(es) de de azeite de dendê
2 ovos cozidos para decorar
1 tomate em rodelas para decorar
1 xícara(s) de chá de limpos sem cascas para decorar

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o pimentão, a ervilha, o palmito, as azeitonas, a sardinha com óleo, o molho de tomate, o leite de coco, o caldo de peixe ou camarão e tempere com sal e pimenta.
Cozinhe em fogo baixo por 12 minutos. Junte a salsa, a cebolinha, a farinha de milho e a farinha de mandioca. Misture bem sempre mexendo para não empelotar. Desligue e finalize com o dendê.
No fundo de uma forma untada com óleo coloque os ovos cozidos fatiados, os tomates em rodelas e os camarões cozidos. Essa será a decoração da parte superior do cuscuz quando for desenformado.
Coloque a massa cozida nessa forma cobrindo todo o fundo. Aperte com uma colher. Leve a geladeira para esfriar. Depois de frio, desenforme e sirva acompanhando de uma salada.

www.cozinhaanamariabraga.com.br