Tofu com molho de manga e gengibre

Tofu com molho de manga e gengibre

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Espetinho de tofu com de manga e

Receita Papacapim

A receita original é servida como prato principal, mas eu adoro fazer esses espetinhos (mais divertido pra comer e o visual sempre impressiona). Se preferir servir como prato principal corte o tofu em pedaços maiores, corte a manga e o pimentão em tiras e sirva tudo misturado (tofu, molho, manga crua e pimentão salteado). Eu sou louca por gengibre e acho que ele casa maravilhosamente bem com a manga, por isso uso 4 colheres de de gengibre fresco nessa receita. Como sei que algumas pessoas têm papilas mais sensíveis, sugiro entre 2 e 3 colheres de desse ingrediente. Mas sinta-se livre pra adaptar as quantidades de acordo com o seu gosto.

1 cebola grande, picada
6 dentes de alho, picados
2-3cs de gengibre fresco, picado (veja dicas acima)
3 mangas maduras, mas firmes
1/2x de vinho branco seco
Suco de 1 laranja
Suco de 1/2 galego
1 pitada de cada: cravo, canela, noz moscada e pimenta do reino (tudo em pó)
Sal a gosto
3cs de
400g de tofu firme
4cs de molho shoyu (ou tamari)
1 pimentão vermelho

Descasque duas mangas (a terceira será usada depois) e corte em cubos pequenos. Reserve. Em uma panela média aqueça 1cs de azeite e doure a cebola. Junte o alho e o gengibre e cozinhe mais um minuto. Junte as mangas picadas, o vinho, o suco de laranja, o suco de limão, as especiarias e uma pitada generosa de sal. Deixe coberto, em fogo baixo, até as mangas começarem a se desintegrar. Enquanto isso pressione o bloco de tofu com um pano de prato limpo ou toalhas de papel (pra drenar um pouco da umidade) e corte-o em cubos pequenos. Em uma frigideira grande aqueça 1cs de azeite e doure os cubos de tofu. Tempere com o molho shoyu. Prove um pedaço de tofu e acrescente mais shoyu, se achar necessário (o tofu deve ficar bem temperado). Quando o molho de manga estiver pronto deixe esfriar um pouco e passe no liquidificador até transformá-lo em um homogêneo. Prove e corrija o sal, se necessário (o molho é e ligeiramente salgado ao mesmo tempo). Despeje sobre o tofu (ainda na frigideira) e quando começar a ferver desligue o fogo, tampe e deixe descansar uma hora (em temperatura ambiente) pro tofu absorver um pouco do molho. Você pode preparar o molho e o tofu na véspera e deixar ele marinando de um dia pro outro (nesse caso transfira o tofu e o molho pra um recipiente com tampa e deixe descansar na geladeira).

Pra servir

Pouco antes de servir os espetinhos corte o pimentão vermelho e a terceira manga em cubos (mais ou menos do tamanho dos cubos de tofu). Aqueça 1cs de azeite em uma frigideira grande e cozinhe os pedaços de pimentão, em fogo alto, mexendo frequentemente. Eles devem amolecer um pouco e ganhar uma cor mais escura em alguns lugares, mas cuidado pra não cozinhar demais. Enquanto isso aqueça o molho de manga e tofu (juntos) em fogo baixo. Retire os pedaços de tofu da panela (eles estarão cobertos de molho, mas tudo bem) e reserve o molho. Monte os espetinhos: espete em um palito de dente um pedaço de manga (crua), um pedaço de pimentão salteado e um pedaço de tofu. Repita a operação até acabar os pedaços de manga/pimentão/tofu. Sirva os espetinhos em temperatura ambiente, acompanhados do molho (morno). Mergulhe cada espetinho no molho antes de degustar. Rende aproximadamente seis porções como entrada/aperitivo.

http://www.papacapimveg.com/2013/12/19/espetinho-de-tofu-com-molho-de-manga-e-gengibre/