Tofu al limone com salada montanheira

Tofu al limone com salada montanheira

Receita para 2 pessoas

Para o tofu:
250 g de tofu
Sumo de 3 limões
3 dentes de alho às lascas
1 pitada de pimenta preta
Sal grosso

Coloque o tofu num prato. Coloque um outro prato por cima e coloque pesos por cima – livros, pacotes de leite, latas… deixo à sua consideração. Deixe o tofu drenar 15 a 30 mn. Este método serve para retirar a água do tofu e deixá-lo mais permeável para receber o tempero.

Depois de drenado, dê-lhe uns golpes com uma faca (para absorver melhor a marinada) e coloque-o numa taça junto com todos os ingredientes da marinada. Deixe marinar o máximo de tempo que conseguir, de 30 mn a uma noite inteira.

Aqueça uma frigideira, deite um fio de azeite e os dentes de alho da marinada. Quando o azeite estiver quente, coloque o tofu. Deixe dourar (5 a 7 mn de cada lado). Quando estiver dourado, verta a marinada por cima e deixe reduzir.

Para a salada montanheira:

1 tomate grande, duro, limpo de sementes
1 pepino descascado, limpo de sementes (corte longitudinalmente e retire as sementes com uma colher de chá)
½ pimento vermelho, limpo de sementes e de peles brancas
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de orégãos secos
Sal fino ou flor de sal

Corte todos os legumes aos quadradinhos. Junte todos os legumes numa taça.

Numa outra taça, coloque o vinagre e adicione o azeite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de varas ou um garfo, até ficar cremoso. Junte o sal e os orégãos. Verta por cima da salada e evolva. Sirva imediatamente por cima do tofu.

BOM APETITE!

http://thelovefood.blogspot.pt/2012/04/tofu-al-limone-com-salada-montanheira.html