Bacalhau cremoso à antiga

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

cremoso à antiga

Receita para 2 a 3 pessoas
Grau de dificuldade- fácil
Tempo preparação- 50 m
Custo- médio/baixo

Ingredientes

2 postas de bacalhau altas
1 baguete grande ou fatias de saloio com 2 a 3 dias
0,5 lt leite
2 c. de amido de milho
sal , pimenta e noz moscada q.b.
frescos
100 g mozzarella ralado
1 francês
1 cebola
2 c. sopa

Preparação

1. Comece por cozer o bacalhau em água temperada com uma pitada de sal, caso o bacalhau não esteja salgado. Depois de cozido deixe arrefecer um pouco e desfie-o limpando-o de peles e espinhas. Reserve a água onde cozeu o bacalhau.

2. Num tacho aqueça um fio de azeite (cerca de 2 c. sopa ) e quando estiver quente incorpore a cebola às rodelas finas. deixe cozinhar em lume brando até a cebola amolecer. De seguida junte o alho francês às rodelas, cozinhe uns 2 minutos e junte então o bacalhau desfiado. de sal ( se necessário ) e um pouco de pimenta e deixe cozinhar em lume brando uns 3 minutos.

3. Prepare o molho. Num tacho coloque o leite e cerca de 200 ml da água de cozer o bacalhau (devidamente coada). Junte a farinha e mexa bem. Tempere com uma pitada de sal e noz moscada. Leve a lume brando mexendo sempre até começar a engrossar. Deixe o molho espessar mas não em demasia.

4. Num tabuleiro de forno coloque uma camada do molho que fez. Cubra com fatias de pão e coloque por cima o preparado do bacalhau. salpique com coentros frescos cortados finamente.

5. Por cima cubra novamente com as fatias de pão e finalize com o restante molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve a forno pré-aquecido (5 minutos antes) a 220º (forno tradicional) durante cerca de 35 minutos ou até a superfície estar dourada.

6. Retire do forno e sirva de imediato com salada.

http://cincosentidosnacozinha.blogspot.fr/2012/03/bacalhau-cremoso-antiga.html

Post Author: Receitas Portuguesas