Categorias Relacionadas :

| Receitas

| Receitas de Molhos

| Receitas Varios

| Segredos Na Cozinha

| Truques na Cozinha



Truques com Molhos

Truques com…
… Molhos

Molhos são um excelente complemento para qualquer refeição, por um lado se forem criados da mesma base da refeição podem aumentar o sabor dos vegetais que originaram o molho, por outro um molho feito com ingredientes separados pode criar um contraste e uma outra base para contrabalançar a restante refeição, no entanto ao preparar um molho podemos deparar com alguns problemas, por isso aqui vão umas boas dicas para ajudar a criar o vosso molho perfeito:

Quando não se tem um Coador
Muitos molhos tem de ser coados para ficarem suaves, se não tiveres um coador podes usar um pano limpo por cima do recipiente e escoa através do pano (como se fosse um queijo), não o faças quente, e por fim espreme o pano para retirar todo o liquido.

Quando se quer um Molho Suave e Cremoso
Para ajudar a tornar um molho mais cremoso pode-se juntar iogurte, natas ou leite vegetal, aconselho de aveia caseira por ter um sabor neutro.

Quando tem demasiada Gordura
Para retirar a gordura, se for pouca e o molho está quente, podem-se formar pequenas bolsas de óleo no topo, usa uma colher para retirar esse óleo em excesso, caso não seja possível ou suficiente, na altura de usar o passador, põe este numa tina com água com gelo, se o passador estiver muito frio a gordura ao passar pelo passador vai solidificar e ficar presa, se tiveres tempo, podes sempre pôr numa embalagem no frigorífico, quando ficar frio a gordura vai concentrar-se no topo e podes facilmente retirar com uma colher.

Quando é preciso Engrossar
Faz-se quase o mesmo que com sopas, acrescenta um pouco de amido de milho, ou natas vegetais ou fécula de batata, dependendo do gosto do molho.

E quando se quer menos Espesso
Acrescenta um pouco de creme vegetal ou caldo de legumes caseiro não acrescentes água, porque isso só vai diluir o sabor do molho, a cozinhar é sempre preferível adicionar líquidos que tenham sabor.

Não se deve Ferver um Molho
Claro que existem excepções, mas como regra geral, não se deve voltar a ferver um molho, um molho tende a ser um ingrediente sensível que deve ser consumido depois de criado.

Se o Molho está demasiado Salgado
Usa o mesmo truque que com sopas e põe uma batata com o molho para esta absorver uma boa parte do sal, retira a batata depois.

Se o Molho está demasiado Ácido
Acrescenta cubos de batata ou cenoura deixa cozer um pouco no molho, estes vão tornar o molho um pouco mais espesso e vão dar uma doçura ao molho, claro retira a batata e cenoura antes de servir.

Só Temperar quando estiver Pronto
Visto que um molho muitas vezes é uma redução de sabores, se tiver demasiado sal de inicio só vai ficar mais salgado, logo se precisa só de uma pitada de sal mas ainda tem de cozer, espera até estar pronto para ver se precisa de algum ajuste.

O Molho precisa de mais Sabor
Por vezes acontece que falta alguma coisa a um molho, ou que o uso de natas ou leite vegetal, dilui um pouco o sabor que se pretendia, algumas das coisas que podes fazer é dar sabor ao natas ou leite vegetais antes de o usar (uma folha de louro, uma cebolinha, ervas aromáticas, alho), ou podes dar um pouco mais de picante com piripiri, pimenta, mostarda, ou acrescenta um pouco de caldo para realçar mais o sabor.


Veja Tambem :

Molhos Assada Molhos no Forno Molhos Frita Molhos Cozida Molhos Grelhada



    Receitas de Molhos