Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Risoto de com pétalas de Rosas

320 gr de arroz vianole nano (ou arbóreo);
300 gr de morangos frescos;
10 gr de pétalas de rosas comestíveis;
2 favas de ;
300 ml de balsâmico;
3 a 4 gotas de água de rosas;
6 colheres de sopa de vegetal;
4 colheres (de sopa) de parmesão vegano;
1 e ¼ litro de de legumes;
1 colher (de sopa) de cebola picada;
4 colheres de extra virgem;
½ xícara de branco seco;
sal e pimenta branca do reino à gosto.

Preparação
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Junte metade dos morangos, cortados em quatro, e deixe por aproximadamente dois minutos em fogo médio. Aumente o fogo, acrescente as favas de baunilha cortadas ao meio pelo sentido do comprimento. Misture o arroz e deixe tostar por alguns minutos (sempre mexendo para que não grude na panela). Adicione o vinho e deixe evaporar.

Acrescente o caldo de legumes, aos poucos, com uma concha, sem parar de mexer. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente as pétalas de rosas, o restante dos morangos e as gotas de água de rosas. Retire do fogo, misture o creme vegetal e o parmesão vegano. Sirva em um prato decorando com pétalas de rosas e com a redução do vinagre balsâmico. Para fazer a redução, coloque o vinagre em uma panela e leve ao fogo baixo. Espere até que o líquido engrosse e reduza pela metade. Depois é só servir.

Dicas do chef

Uma das fases mais importantes de um risoto é o momento em que você acrescenta o arroz na panela e deixa tostar. Com o fogo alto o arroz fica selado e evita o excesso de amido, que deixa um aspecto “colante” na boca.

O ponto certo de qualquer risoto é quando, além de cozido al dente, ele atinge a cremosidade ideal, chamada all’onda, depois de adicionar o creme vegetal e o parmesão vegano.

Receita da Risotteria Alessandro Segato