Bolo de Mel da Madeira - 2

Bolo de Mel da Madeira – 2

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Bolo de da Madeira

Ingredientes:

Farinha – 2,5kg
Açúcar – 1kg
– 75gr
Manteiga – 500gr
Erva Doce – 25gr
Canela – 50gr
Cravinho-da-Índia – 12gr
Cravo-de-Acha – 12gr
Mistura de Especiarias – 12gr
Noz – 2kg (com casca)
Miolo de Amêndoa – 250gr
Cidrão – 50gr
Bicarbonato de Sódio – 2 Colheres de sopa
de Massa – 250gr
Mel de Cana – 1,8 litros (cerca de 2 garrafas e meia de melaço)
da Madeira – 1 Cálice
Laranja – 4
Preparação:

No dia antes de preparares o Bolo de Mel, vais ao comprar pão em massa (massa que já vem bem fermentada), em alternativa podes juntar 250gr de farinha, 100ml de água tépida e 10gr de de padeiro, para criares uma massa de pão, depois agarra no que compraste ou fizeste, envolve com farinha e guarda dentro de um guardanapo num sitio morno de um dia para outro.
No dia seguinte, começas por juntar todas as especiarias e esmagar bem num almofariz, corta as amêndoas, as e o cidrão, dissolve o bicarbonato de sódio no vinho da Madeira.
A parte, derrete a banha e a manteiga com o mel, junta a raspa das e o sumo e deixa morno.
Num alguidar grande, peneira a farinha e o açúcar, faz uma cova no meio e deita aí a massa de fermento, depois amassa bem até teres uma bela massa homogenea, depois junta aos poucos a mistura de gorduras com o mel e laranja e vai amassando até a massa estar pronta.
Depois de toda a mistura com o mel estar incorporada, junta os frutos secos, o vinho de madeira com o bicarbonato e as especiarias, amassa um pouco mais até a massa começar a desprender do alguidar.
Agora abafas com um pano e deixa a levedar num sitio morno, durante uns 3 a 4 dias, por fim vais dividir a massa em bolos dos tamanhos que queres (de 250gr, 500gr ou maior), deita a massa em formas redondas e baixas bem untadas com manteiga e leva a um forno quente para cozer, depois de saído do forno decora com mais nozes, amêndoas e bocados de cidrão.
Depois de feitos e arrefecidos, embrulha em papel vegetal ou película aderente e guarda em caixas, bem conservados eles duram 1 ano inteiro.
Para um bolo de 500 gramas os dados nutricionais são: Calorias: 4894, Gorduras: 243, Proteínas: 73, Carbonatos: 534.

[in iguaria.com]
1001 receitas

Post Author: Receitas Portuguesas