Perna de Borrego no Forno

Perna de no Forno

Ingredientes:

Borrego – 1,5kg (Parte de mão ou Perna)
Vinho Branco – 500ml
Laranja – 1
– 1
Cebola – 1
Louro – 1 Folha
– 1 Cubo
Batata – Ou batatinhas para ir ao forno, a gosto.
Sal – A gosto
Pimentão – A gosto
Azeite – A gosto
Pimenta – A gosto
Preparação:

Começa por limpar a carne a temperar, se a perna ou mão for demasiado grande faz uns cortes para absorver a marinada e mais por igual, num qualquer outro recipiente, põe a carne, seguida de uma boa quantidade de sal, pimentão doce, a folha de louro, rodelas de limão, rodelas de laranja e o vinho, sela com papel de alumínio e põe no frigorífico para apurar.
No dia seguinte, arranja o recipiente de ir ao forno, de preferência um de barro, começa por cobrir o fundo com fatias de cebola (se 1 cebola não chegar corta outra para cobrir o fundo, a cebola vai desaparecer mas a sua humidade vai proteger a carne), depois põe com a marinada, retira as fatias de limão e laranja.
Acrescenta um pouco de de carne no fundo (dissolve 1 cubo em um copo de água morna) no fundo e leva a um forno pré-aquecido a 220ºC, tapado com a tampa ou papel vegetal ou papel de alumínio, durante por volta de 1h e 30min, este tempo depende claro do tamanho das peças de borrego, por regra para ficar pronto uma perna de 1,5kg precisa de 2horas no forno.
Á parte coze as com casca (ou sem casca, mesmo que ficam mais deliciosas com casca) numa panela com bastante água e um pouco de sal, até estas estarem perto de estar cozidas, retira e põe de parte.
Quando passar esse tempo, vê a carne esta já deve estar macia, retifica temperos (sal e pimenta) se for necessário, de seguida aumenta o forno para 250ºC e deixa assar destapado por mais uns 30 a 40min até que a carne esteja bem assada e dourada por fora, toma atenção ao fundo, se começar a secar adiciona mais caldo de carne.
Quando a carne estiver uns 10 minutos de estar pronta, adiciona as batatas e deixa estas assar com a carne até a carne estar pronta.
Serve o borrego com as batatas e uma saladinha.
[in iguaria.com]
1001 receitas