Bolo de Natal com frutas secas

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

de com frutas secas

Cozinha Doce Cozinha<3
*no link abaixo encontra a receita em 3 línguas

Ingredientes para um bolo com 23 cm de dimensão
500 grs sultanas
250 grs passas de uvas
250 grs damascos secos prontos a comer, cortados em quartos
200 grs frutas glacé, cascas de , cortadas aos bocadinhos
200 grs frutas glacé, cerejas
100 grs ameixas secas, prontas para comer, cortadas em bocados
e raspa de 1 laranja
150 ml de brandy
250 grs manteiga sem sal, amolecida
200 grs de mascavo
5 ovos
300 grs de farinha sem fermento, peneirada
200 grs nozes, aos bocadinhos

Para decorar
3 colheres de sopa de geléia de damasco ou de
800 g de maçapão
corante alimentar verde hortelã
açúcar glacê
drageias prateadas e de cor (tamanhos variados)
250 g de pasta americana
pó comestível holograma branco

1 Coloque as frutas secas e a fruta glacé numa tigela grande e adicione a raspa, o sumo de laranja e o brandy. Tape e deixe repousar durante a noite. Quando estiver pronto/a para fazer o bolo, preaquecer o a 150 º C/Gás marca 2. Numa tigela grande, bater a manteiga e o açúcar até que obtenha uma cor pálida e fique com uma consistência fofa. Aos poucos adicione os ovos, batendo bem após cada adição (se a mistura começar a coalhar adicionar um pouco de farinha). Adicione as nozes e a fruta que macerou durante a noite, envolver tudo muito bem. Adicione a restante farinha. Prepare a forma para o bolo.
2 Para preparar a forma, forre a base e os lados da forma do bolo com papel vegetal dobrado de modo que a forma fique com uns 5 cm de papel vegetal acima da borda da forma. Dobre outra faixa de papel vegetal ou jornal e forre a forma toda por fora, atar com fio de cozinha. Coloque a forma no forno em cima de várias folhas de jornal. Este processo vai evitar que o bolo fique seco durante a cozedura no forno.
3 Coloque a mistura do bolo dentro da forma e espalhe uniformemente para que a não fique com bolsas de ar. Cubra a parte de cima do bolo com papel vegetal dobrado.
Leve ao forno durante 3 ½ -4 horas ou até ao inserir um espeto no centro do bolo, este saía limpo. Deixar o bolo arrefecer completamente na forma. Retirar o bolo da forma e embrulhar o bolo de frutas em papel vegetal e depois em papel de aluminio. Guardar em local fresco e seco até que necessite.
4 Quando for servir o bolo, misturar 1 colher de água á geléia de damasco. Desembrullar o bolo e colocar num prato, pincelar o bolo todo com a geléia de damasco ou o mel.
5 Decore o bolo:
6 Com um pouco de corante alimentar, colorir o maçapão de verde claro.Depois retire 250 g de maçapão e dê-lhe uma tonalidade mais escura com o corante verde para fazer as árvores. Para fazer as árvores, com a ajuda de um rolo de cozinha, estenda o maçapão sobre uma superficie ligeiramente espalhada com açucar glacê.Com cartolina grossa, faça 3 triangulos que irão ser as árvores, vai necessitar aproxidamente de 3 tamanhos diferente (7,5 x 4 cm / 6,5 x 3,5 cm / 5,5 x 3 cm). Usando estes como guias, corte as formas de árvores. Unte um dos lados das árvores ligeiramente com mel, de seguida, coloque as árvores sobre papel vegetal,espalhe as drageias coloridas, pressionando-as levemente para colarem bem ao maçapão. Aconselha-se decorar as árvores, pelo menos com dois dias de antecedência para secarem bem.
7 Quando estiver pronto/a para decorar o bolo, coloque este sobre um prato ou um tabuleiro.Mais uma vez, espalhe uma superficie ligeiramente com açucar glacê e com a ajuda de um rolo de cozinha, desenrole o maçapão verde claro em forma redonda para cobrir o bolo completamente. Unte o bolo todo com mel ou geléia de damasco. Novamente com a ajuda do rolo de cozinha, eleve o maçapão e cubra o bolo. Alise a superfície do maçapão com as mãos e corte o excesso de maçapão com uma faca bem afiada.
8 Corte dois terços da pasta americana e faça uma faixa de cerca de 8 cm de largura e de comprimento suficientemente longo para para cobrir o bolo. Corte uma parte da pasta americana em forma ondulada de ambos os lados para assemelhar-se a um caminho. Untar o maçapão com mel e cole o caminho na parte do bolo que desejar.
9 Com a pasta americana, enrole duas cordas com a espessura de 5 mm. Estas cordas vão servir para definir o caminho. Unte as bordas do caminho com água e cole as cordas de ambos os lados. Com a restante pasta americana, faça as bases para as árvores assentarem. Faça um pequeno corte em cada base e coleque as árvores em posição. Unte as bases com pouquinho de mel e presione bem para colar. Se desejar colocar as árvores á beira do caminho, cortar alguns pedaçinhos de corda de pasta americana para assentar bem as árvores. Por fim espalhe o pó comestivel holograma branco sobre o bolo.

Fonte» http://magicflavours.blogspot.pt/2008/10/christmas-fruit-cake-bolo-de-natal-com.html

Post Author: Cozinha Doce Cozinha