Sugestão de Cardápio Anti Depressão e Transtornos Ansiosos

de Cardápio Anti Depressão e Transtornos Ansiosos

O triptofano é a substância que proporciona a sensação de bem estar e auxilia no combate à depressão. A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. A serotonina é a principal substância do cérebro que regula a sensação de fome e saciedade. Na verdade os alimentos citados são ricos em triptofano, um aminoácido, que é convertido em serotonina, no organismo.

SUGESTÃO DE CARDÁPIO

Café da Manhã: Banana com aveia e mel.
Para os que não fazem dieta com restrição de ovos, comer um ovo orgânico cozido.
OBS.: Quem tiver intolerância a glúten pode substituir a aveia por quinoa ou amaranto, o amaranto costuma ser mais barato, mas é super nutritivo).

Intervalo entre café e almoço: Nozes ou castanha e duas fatias de abacaxi.

Almoço: Arroz integral, lentilha, verduras de folhas verdes (espinafre, brócolis, escarola, entre outros) e peixe (como salmão, bacalhau, sardinha, atum).
Para beber: suco de limão adoçado com mel.
OBS: A sardinha costuma ter um valor mais acessível, só tome cuidado com os espinhos. Todos os peixes devem ser feitos assados e não fritos.

Sobremesa: Você pode incluir dois quadradinhos de chocolate meio amargo, quanto maior a quantidade de cacau, melhor, ou uma fatia de abacaxi, ou bananinha sem açúcar.

Café da Tarde (Aqui vão algumas sugestões):
desnatado (para quem pode comer lactose);
integral com queijo e alface (para quem pode comer glúten e lactose, pois o contém glúten e o queijo lactose) ou;
– Pão integral sem glúten (para dietas com restrições de glúten). O recheio pode ser queijo branco com alface ou ainda outra opção para o recheio para quem não pode consumir lactose é o pate de sardinha ou atum. Também pode ser acrescentado alface no lanche.
– Há ainda outras opções para o café da tarde que pode ser utilizada também para pessoas com dietas com restrição de glúten, ovos, soja e lactose: Tâmaras secas, ameixa seca, nozes, castanha, amendoim, batata cozida, abacate, semente de girassol, amêndoas, laranja, pinha, melancia.

Jantar: de com macarrão integral (aos que possuem intolerância ao , hoje em dia já existe macarrão integral sem e até sem ovos). Uma fatia de abacaxi.

Após a Janta: Chá de Camomila adoçado com um pouco de mel.
Em seguida aproveite para ler um bom livro, para folhear uma revista de assuntos do seu interesse ou para fazer um caça palavras.

Lembrando que devemos fazer as 6 refeições do dia, porém comer quantidades não muito grandes de alimentos, pois o exagero pode afetar também o cérebro e contribuir para uma piora em quadros depressivos e ansiosos.

Outras dicas essenciais para a sua dieta anti depressão que devem ser feitas todos os dias:

– BEBA 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA.
– ACRESCENTE DUAS CASTANHAS DO PARÁ POR DIA EM SUA DIETA.
– CAMINHE 20 MINUTOS POR DIA.
– ESCUTE E CANTE UMA MÚSICA QUE LHE AGRADA.
– CORTE O AÇÚCAR, ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS COMO FAST FOOD, GORDURA TRANS E FRITURA.