ROJÕES COM CASTANHAS

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

ROJÕES COM CASTANHAS
Chegar tarde a casa, depois de um dia de trabalho, e, como sempre, as mulheres, mães ou esposas, são absolutamente maravilhosas. Ver um destes em cima do fogão é algo que desperta o apetite até a quem acabou de comer, quanto mais para quem chega “cheio de fome”!

Estava tão bom que não resisti em lhe perguntar como se faz! É muito

O que levam? Pouca coisa, mas ainda é alguma coisita!
1 Kg de carne de com alguma gordura; 500grs de castanhas; 2 cabeças de dentes de ; Sal q.b.; Ervas aromáticas: 1 raminho de alecrim, 2 folhas de louro, 1 molhinho de salsa; 1 malagueta; 2 Cravinhos; 1 copo de vinho branco; 2 colheres de banha de ; Sal e pimenta q.b.

Como fazer? Vá, calma, é fácil e não dá assim tanto trabalho! Ora vamos lá..

Com uma faca (um garfo não dá!) é só cortar a carne em pedaços, nem muito grandes nem muito pequenos. Derreter a banha num tacho e juntar a carne. Tapar e mexa de vez e quando (pode ir vendo a novela, mas cuidado para não esturricar a carne!). Juntar as castanhaas, ervas aromáticas e a malagueta, de sal e pimenta. Adicionar os cravinhos os dentes de alho cortados ao meio. Deixar apurar uns 15 minutos. Juntar o vinho branco, pode ser um vinho daqueles que abriu, provou e não gostou… e tapar. Cozinhar durante mais 40 minutos, até o molho ficar bem reduzido e os rojões ganharem uma cor bem douradinha e um pouco tostadinhos. Para acompanhar os ditos, pode optar por batatinha cozida, uma ou com fatias de pão, centeio ou broa de milho.

E claro, não pode faltar um bom vinho português, não muito fresco! E de preferência um vinho encorpado, para dar enfâse aos belos dos rojões!

Bom apetite!

Receita: Zeza Cruz
Foto e texto: Paulo Costa

Receitas de

Post Author: Receitas Portuguesas