Bife com presunto e ovo escalfado
Fonte: http://www.impala.pt/detail.aspx?id=95172&idCat=2204
Ingredientes
– 4 batatas
– 1/2 molho de espinafres
– 4 dentes de alho
– 1 dl de azeite
– 4 fatias de presunto
– 4 bifes de novilho
– 1 folha de louro
– 1,5 dl de vinho branco
– 1 c. (de sopa) de mostarda
– 2 c. (de sopa) de manteiga
– 4 ovos escalfados
– sal, pimenta e óleo q.b.
Preparação
1 Lave as batatas e coza-as com a pele em água e sal. Lave os espinafres, pique-os e salteie-os com um dente de alho picado, em 0,5 dl de azeite. Tempere com sal e reserve. Pele as batatas e corte-as em rodelas de 1,5 cm. Frite-as em óleo quente e escorra-as sobre papel absorvente. Tempere com sal e reserve. Frite as fatias de presunto em 0,5 dl de azeite. Retire e reserve.
2 Frite os bifes temperados com sal e pimenta, de ambos os lados, no resto do azeite. Esmague os restantes dentes de alhos e aloure-os no resto do azeite com o louro. Refresque com o vinho branco e junte a mostarda. Envolva bem e ferva, por um minuto. Retire do lume e adicione a manteiga, mexendo sempre. Sirva os bifes sobre as batatas acompanhados com os espinafres, o presunto, o molho e os ovos escalfados, polvilhados com pimenta.
Escalfar os ovos
Leve ao lume um tacho com cerca de um litro de água e 0,5 dl de vinagre. À parte, parta o ovo para uma tigela e, com a ajuda de uma concha, junte-o à água, quando esta levantar fervura. Tape, desligue o lume e deixe cozinhar até que a clara esteja opaca. Retire o ovo escalfado, auxiliando-se de uma escumadeira, e sirva-o.