Broas de Espécie

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Broas de Espéci

As broas de espécie são um dos doces de Natal típicos da Estremadura Portuguesa.
Elas são muitas vezes confundidas com as broas castelares, devido à sua semelhança. A grande diferença entre ambas é que, antigamente, havia as broas dos ricos e as dos pobres. Umas, as dos pobres, eram feitas apenas à base de e farinha de milho (Broas Castelares), enquanto que as dos ricos (Broas de Espécie) não levavam qualquer tipo de farinha e tinham como ingredientes a doce, a amêndoa e o coco. Sendo ainda, estas últimas, polvilhadas com grageias coloridas para que não se confundissem com as castelares.

450 g de batata doce amarela, cozida (de preferência, muito doce)
250 g de
100 g de coco ralado
100 g de amêndoa ralada/moída
1 clementina doce (raspa da casca)
5 gemas
1 gema (para pincelar)
Grageias coloridas q.b.

Descasque as batatas e coza-as em água abundante. Depois de bem cozidas, escorra-as e reduza-as a .
Num recipiente bata as gemas com a raspa da clementina. Reserve.
À parte, coloque o açúcar e a água ao lume num tacho largo, mexa e deixe atingir o ponto de estraga (obterá este ponto quando, ao passar uma colher pelo fundo do tacho, se abra um caminho/estrada na calda fervente). Logo em seguida junte a batata em puré, a amêndoa e o coco, mexendo muito bem e sem parar. Deixe ferver até obter ponto de estrada (cuidado para não pegar ao fundo do tacho). Retire do lume, junte as gemas batidas, mexa bem e leve novamente ao lume para levantar fervura. Retire e deixe arrefecer totalmente (só depois de bem fria é que é possível moldar a massa).
Entretanto, ligue o forno a 200ºC. Com o auxilio de 2 colheres (executando o processo de fazer pasteis de ) ou até mesmo com as mãos, molde pequenas broas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Pincele-as com uma gema batida e polvilhe a sua superfície com grageias coloridas. Leve ao forno por 15 minutos ou até alourarem.

fonte

http://narwencuisine.blogspot.pt/2012/01/broas-de-especie.html