Folar folhado em rosas

Receitas, Receitas de Bolos,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Folar folhado em rosas

Ingredientes (para 1 folar como o da foto):

560g de sem ,
25g de fermento fresco,
de 1 laranja,
75ml de leite amornado,
35g de banha derretida,
85g de derretida,
1/2 cálice de aguardente,
3 colheres de sopa de açúcar,
1 colher de chá de erva-doce em pó,
1 colher de chá de canela,
1 ovo pequeno,
1 pitada de sal

Ingredientes para folhar: manteiga derretida, , açúcar amarelo, canela em pó

(T): Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.

Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 10 porções do mesmo peso. Estique uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar bem fina) até obter rectângulos (aproximadamente 8x24cm). Pincele com a manteiga derretida, polvilhe abundantemente com o açúcar amarelo e a canela em pó. Por fim regue com o mel (1 colher de sopa bem cheia) e enrole como se fosse uma torta. Proceda da mesma forma com as restantes porções de massa. Numa forma redonda (21cm) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha três rosas no centro e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer no segundo processo de levedação. Tape a forma com um pano e deixe levedar novamente até dobrar o volume.
Coloque umas nozes de manteiga sobre as rosas, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao pré-aquecido a 190º durante aproximadamente 30-40 minutos. Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
Desenforme depois de frio.

Para preparação na máquina de fazer pão:
(mfp): Coloque a farinha e o sal na cuba da máquina e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Inicie o amassar. Deixe o seguir até ao final (levedação incluída).

Fonte:http://figolampo.blogspot.pt/2011/04/folar-folhado-em-rosas.html