Bolo-Rei Folhado

bolos de natal, Receitas, Receitas de Natal,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Bolo-Rei

Cozinha Cozinha <3

Ingredientes:

Para o bolo-rei folhado
1 folhada retangular
200 g de fruta cristalizada
1 cálice de Vinho do Porto
1 cháv. (de chá) de leite
1 casca de limão
1 c. (de sopa) de farinha
2 c. (de sopa) de RAR
2 gemas
1 c. (de sopa) de de marmelo

Para os fios de ovos:
1 taça medida de açúcar branco RAR
1 taça medida de água
3 gemas

*Preparação do bolo-rei folhado:
Ferva o leite com a casca de limão. Num tacho, misture muito bem a farinha com o açúcar branco RAR, junte-lhe as gemas e mexa bem. Adicione depois o leite, já sem a casca de limão, mexendo bem. Depois leve ao lume, até levantar fervura, sem parar de mexer. Retire do lume e continue a mexer durante alguns instantes. Cubra com película aderente mesmo junto ao , para não ganhar uma camada e ficar cremoso. Deixe arrefecer.

Corte a fruta cristalizada em cubos pequenos e coloque-os a macerar numa taça com o Vinho do Porto. Envolva bem.

Estenda a massa folhada, utilizando o papel vegetal que vem com a massa. Cubra toda a massa com o creme já frio, espalhando bem de modo a obter uma camada uniforme. Escorra a cristalizada e aplique sobre o creme. Enrole como se fosse uma torta e depois corte em fatias da mesma largura.

Ligue o a 200º C. Forre o fundo de uma forma de fundo amovível com papel vegetal não aderente e preencha-a com as rodelas de massa, ligeiramente sobrepostas, formando um círculo. Leve ao por cerca de 35 minutos ou até ficar douradinho. Retire e pincele de imediato com a geleia de marmelo. Deixe arrefecer e desenforme cuidadosamente.

*Preparação dos fios de ovos:
Coloque a água e o açúcar branco RAR num tacho. Leve ao lume e mexa bem, deixando ferver 3 minutos em lume brando. Retire um pouco de calda para uma taça e coloque a arrefecer dentro de uma taça com água e cubos de gelo.

Misture levemente as 3 gemas e coloque-as a escorrer num passador de rede fina. Passe depois as gemas para um funil.

Com a calda a ferver, deixe cair fios sobre a calda. Quando os fios estiverem cozidos retire-os com um garfo ou escumadeira e coloque-os a arrefecer de imediato na calda já fria. Mexa com um garfo para os fios se soltarem. Repita a operação até terminar as gemas. Se necessário, acrescente água para a calda não passar do ponto.

Na altura de servir, escorra os fios de ovos e aplique a gosto.
Sirva com fios de ovos e bagos de romã.

Fonte» http://o-cantinho-da-marta.blogspot.pt/2013/12/blog-mais-doce-de-portugal-bolo-rei.html