PARGO EM PÉ COM ALECRIM

PARGO EM PÉ COM ALECRIM

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

EM PÉ COM

Ingredientes:
1 Pargo (ou outro )
Sal

Colorau
Alecrim
Azeite
Cebola

Batatinhas de assar

Preparação:
Peça para lhe amanharem o peixe, ao comprar. Isto quer dizer que o vendedor o escamará, irá aparar as diversas barbatanas e retirar-lhe guelras e vísceras.
À chegada a casa o seu peixe apresentará um golpe desde a base da entrecha até ao orifício anal, golpe esse que serviu para retirar tripas, fígado, etc.
A sua parte começa agora, já que um peixe assim amanhado, se pode chamar mal-amanhado.
Com uma tesoura, prolongue o golpe na direcção da cabeça, até ao bico da entrecha, deixando-a completamente aberta.
Verifique que, por mais que lave, continua a existir uma massa de escuro ao longo da coluna vertebral (espinha).
É o baço, tem sempre mau sabor e pior cheiro e é o responsável por tanta gente odiar a parte da barriga ou “aberta” dos peixes.
Com o auxílio de uma faca pontiaguda, rebente a membrana que cobre essa massa sanguínea e remova-a esfregando-a com um pincel duro sob a água corrente.
Afaste então as duas partes da entrecha, salgue, moa pimenta preta para o interior e introduza na cavidade alecrim fresco.
Coloque o peixe em “pé”, apoiado na entrecha aberta, que fica a fazer as vezes de braços, sobre o que for a sua base preferida para assar peixe, neste meu caso sobre uma camada de rodelas de cebola e de alhos e ladeado por batatinhas previamente entaladas por semi-cozedura, fritura ou micro-ondas.
Salpique com colorau, sal fino, pimenta, alecrim e passe um fio de azeite e um copo de branco. Leve ao bem quente (190ºC) por cerca de 20-25 minutos ou até as batatinhas estarem douradas e o peixe assado por igual dos dois lados!

Fonte: http://outrascomidas.blogspot.pt/2013/01/pargo-em-pe-com-alecrim.html

Post Author: Receitas Portuguesas