Bolo do Caco, um pão de trigo típico da Ilha da Madeira, uma receita tradicional, simples e fácil de confeccionar, pois pode ser feita em qualquer frigideira, por não necessitar do calor intenso de um forno de pão.

Aqui vai o Bolo do Caco, um pão de trigo típico da Ilha da Madeira, uma receita tradicional, simples e fácil de confeccionar, pois pode ser feita em qualquer frigideira, por não necessitar do calor intenso de um de pão.

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
375 g de
12 g de fermento biológico
1 pitada de sal
Cerca de 100 ml de água

Modo de preparo
Prepare as doces, descascando e colocando numa panela com água e sal, e assim que estiver cozida retire, esmague as batatas e reserva a água. Desfaça o fermento com um pouco da água reservada, coloque a farinha numa tigela e abra um buraco no meio para por o fermento desfeito. Misture bem. Acrescente a e misture. Vá acrescentando a água do cozimento até obter uma mistura homogênea e consistente. Faça uma bola, coloque um pano por cima e deixe levedar, por no mínimo umas 2 a 3 horas, mas fica melhor de um dia para outro. Separe então em 3 pedaços, crie 3 bolas e depois achate-as para ficarem uns discos grossos. Salpique com farinha e leve a uma frigideira muito quente, até os dois lados ficarem bem torrados, e estão prontas a servir. São deliciosas quentinhas, acabadas de fazer. Como qualquer pão, pode ser usado para fazer todo o tipo de sandes (sanduíche), mas é tradicionalmente consumido a entrada, com de alho, ou ao pequeno almoço (café da manhã), com doces ou compotas. Para reaquecer, pode também por o Bolo do Caco numa torradeira.

Paladar português com #PortugalSaboroso