Rigatoni ao Forno com Beringela e Tomate

Receitas, Receitas Vegetariana,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Rigatoni ao com Beringela e Tomate

6 médios ou grandes inteiros
1 cabeça de
1 beringela grande
500 g de Rigatoni
1 1/2 chav de vegano para fundir*
1 xícara de queijo parmesão **
3 ramos de tomilho fresco, ou 1/2 colher de chá de tomilho seco
meio de cebolinha verde picado
meio de manjericão picado
Azeite
Sal e preta

Comece pré-aquecendo o forno a 200C.
Coloque água para ferver em uma panela média. Faça dois cortes na ponta dos tomates em forma de X para ajudar na hora de descascar.
Coloque os tomates inteiros por 10 a 15 segundos na água fervente então passando-os imediatamente para uma tigela com água e gelo para evitar o cozimento. Esse processo facilitará a retirada da casca sem precisar cozinhá-los.
Descasque e corte os tomates em rodelas. Então coloque as rodelas em uma forma ou pirex com bastante azeite de oliva (mais ou menos 3 colheres se sopa), sal, pimenta e os ramos de tomilho. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos.
Em uma panela pequena coloque os dentes de alho já descacados e cubra-os com azeite de oliva. A quantidade de azeite vai depender do tamanho da panela. Deixe em fogo bem brando e não deixe ferver por 40 minutos ou até os dentes estiverem bem macios. Retire do azeite e reserve.
Corte a beringela em rodelas médias, não muito finas.

Salpique as rodelas generosamente com sal. Deixe por 10 a 20 minutos ou até que a beringela solte bastante água. Retire o excesso de água e sal com uma folha de papel toalha. Isso evitará que a beringela absorva demasiado azeite antes de assar.
Arranje então as rodelas em uma forma com azeite de oliva, sal e pimenta. Leve ao forno por 30 minutos.

A beringela diminui muito de tamanho depois de assada.
Com as mãos esmague os tomates e divida a beringela em 2 ou 4 partes dependendo do tamanho da rodela. deve deixá-los em pedaços grandes. Aproveite e use todo o líquido que estiver na forma pois ali o sabor estará bem concentrado.

Comece a preparar a pasta pois o tempo de cozimento do rigatoni é em torno de 15 minutos.
Coloque o queijo, manjericão e cebolinha em uma tigela e misture. com sal e pimenta. Como voce está temperando cada ingrediente separado tome muito cuidado com o sal.
Junte todos os ingredientes e misture-os com a pasta (alho, beringela, tomate e o queijo com ervas). Mas não se preocupe em combiná-los perfeitamente. O ideal é deixar pedaços grandes de todos os ingredientes separados sem formar um molho.
Coloque por cima o queijo parmesão vegano e leve ao forno para dourar. Se desejar coloque também tiras de manjericão.

*
http://universoalimentos.blogspot.pt/search/label/queijo%20vegetal
**
http://universoalimentos.blogspot.pt/search/label/parmesão

receita adaptada do blog nasbocasdomeufogao