Bolo de maçã tipo tarte

Bolo de maçã tipo tarte

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Bolo de maçã tipo tarte
Fonte: http://ocantinhodananda.blogspot.pt/2008/03/bolo-de-ma-tipo-tarte.html
2 ligeiramente batidos
– 60 g de com fermento
– 70 g de açúcar
– 90 ml. de leite
– 2 cs de azeite (usei óleo)
– 1 pitada de
– U pouco de ou rhum ou cognac
Para a estaladiça :
– 80 g de açúcar ( + 1 cs para polvilhar)
– 1 ovo
– 3 cs de derretida
– 2 cs de amêndoas laminadas
Misturar a farinha, o açúcar e o bicarbonato num recipiente. Fazer uma cova e juntar o ovos ligeiramente batidos, o azeite (óleo), o leite, o álcool. Bater até obter bolinhas.
Descascar as maças e corta-las em finas lamelas e ir colocando na massa misturando entre cada maça para não escurecerem. Colocar numa forma de 22 cm de diâmetro. Alisar a superfície e pressionar ligeiramente para que as maças fiquem compactas. Levar ao pre-aquecido cerca de 25 minutos à 200°C, até que fique lourinho e firme ao toque.
Entretanto bater o avo com o açúcar até que a mistura fica fofa e clara. Acrescentar a manteiga derretida. Verter sobre o bolo quente. acrescentar as amêndoas e polvilhar com a cs. de açúcar. Levar ao forno cerca de 10 minutos a 200°C.
Deixar arrefecer na forma completamente antes de desenformar. Este bolo é ainda melhor depois de colocado no frigorífico por algum tempo, fica excelente de um dia para o outro. Experimentem!

Apreciação: A maçã fica húmida, macia envolvida na massa perfumada e a cobertura fica estaladiça e crocante hummmm simplesmente divinal!

Post Author: Anita a Cozinhar