Empadão de Salmão

Empadão de Salmão

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Empadão de
serve 4

4 doces, cortadas em pedaços
2 filetes de salmão
2 cortadas em cubos pequenos
1 chávena de ervilhas
2 rodelas de limão, 1 colher de chá de grãos de pimenta
1 folha de louro
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
2 chávenas de morno
1/2 chavena de ralado

Começe por cozer as batatas doces (ou assar). Quando estiverem tenras, passe por um passevite para obter um puré. Adicione leite ou natas, um pouco de manteiga e tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve para colocar por cima do empadão.

Entretanto coloque o salmão, cenouras e ervilhas numa panela grande, cubra com agua. Adicione rodelas de limão, grãos de pimenta e uma folha de louro para temperar. Aqueça em lume médio alto e deixe levantar fervura. Baixe o lume e cozinhe ate o salmão estar cozinhado. Retire do lume e escorra. Parta o salmão em pedaços. Reserve.

Aqueça o forno a 200 ° C. Unte um prato de ir ao forno com manteiga, reserve. Derreta a manteiga numa panela em lume médio-alto até começar a espumar. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo, por 1 a 2 minutos ou até começar a dourar e o sabor a farinha desaparecer.

Retire do lume. Aos poucos, adicione o leite, mexendo constantemente até ficar homogêneo. Volte a colocar a panela ao lume, médio. Cozinhe, mexendo, por 3 minutos ou até o engrossar. Tempere com uma pitada de noz moscada, sal e pimenta a gosto.

Junte a mistura de salmão e envolva no molho. Deite no prato preparado.

Cubra com o puré de e polvilhe com o queijo. Leve ao forno por 10 minutos ou até o queijo derreter e ficar dourado.

Dica:
Pode usar outro tipo de peixe.
Use outros legumes, como a abóbora, milho, espinafres. Em vez de cozer pode ralar ou picar bem e saltear antes de adicionar à mistura de salmão.

Se quiser congelar:
Depois de colocar o puré deixe arrefecer. Cubra com 2 camadas de papel aderente e uma camada de papel de aluminio. Coloque a data e congele por 3 meses. Aqueça congelado por 25 minutos ou até estar completamente quente.

Post Author: Dias com Mafalda