Suflê de batata

Suflê de batata

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Visitem e curtam essa página, está muito legal!
Os sabores da vida

Suflê de batata
– xícara medidora de 240ml

Ingredientes:

manteiga derretida, para untar os potinhos
1kg de , descascadas e picadas*
100g de manteiga
sal e do reino moída na hora
60g de manteiga, extra
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1 xícara (240ml) de
3 gemas
1 xícara (100g) de parmesão ralado finamente
5 claras

Preparo:
Pré-aqueça o a 200ºC; pincele com manteiga quatro potinhos refratários com capacidade para 310ml cada e, ao untá-los, pincele com movimentos para cima para ajudar a do suflê a subir.
Coloque a batata numa panela com água fria e sal e leve ao fogo alto até ferver. Cozinhe as batatas até que estejam macias, escorra e amasse-as dentro da panela. Junte a manteiga (100g), o sal e a pimenta e misture bem para formar um creme homogêneo. Reserve.
Derreta a manteiga restante (60g) numa panela em fogo baixo. Acrescente a farinha e cozinhe, mexendo sempre por 1-2 minutos, até obter uma mistura meio granulosa. Aos poucos, adicione o leite e cozinhe, mexendo sempre também, por 3-5 minutos ou até engrossar. Transfira para uma tigela, junte o purê de batatas, as gemas e o parmesão e incorpore.
Bata as claras numa tigela até formarem picos suaves e junte-as ao creme de batatas, delicadamente, com uma espátula de borracha/silicone.
Coloque a massa às colheradas nos potinhos preparados, transfira-os para uma assadeira e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que cresçam e dourem.
Sirva imediatamente.

* a pedia um tipo de batata chamado “sebago”, que contém bastante amido – usei as que estavam dando na geladeira, de casca avermelhada, que também são ótimas para fritar.

Rend.: 4 porções
Fonte:http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2009/05/sufle-de-batata.html

Post Author: Os sabores da vida