Adoro quinoa <3 É mesmo facíl de cozinhar e muito saborosa!!
Curiosidades e dicas:
Muita gente pensa que é um cereal..mas não. É a semente de um tipo de cereal que se assemelha á beterraba.
A Quinoa tem de ser muito bem lavada antes de cozinhar para remover uma camada amarga que envolve cada grão. Se não o fizer vai ficar com um sabor estranho e pouco agradavel.
Não cozinhe demasiado..é suposto serem grãos fofos e soltos.
O melhor de tudo é´que é um SuperAlimento 😉 Rico em proteina, fibra, ferro, magnesio..só para referir alguns 🙂
http://instagram.com/diascommafalda
Wraps de Quinoa com salada de cenoura e abacate
faz 4 a 6
1 colher de sopa azeite
1 colher de sopa de caril em pó
2 chávenas de quinoa
3 ½ chávenas de água
1/2 chavena de sumo de maçã ou de laranja
1 chávena de ervilhas congeladas
Salada cenoura e abacate
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de sumo de laranja
1 abacate maduro, cortado
1 chávena de cenoura ralada ou cortada em palitos
1 chávena de alface picada
2 colheres de sopa de tahini
para servir
1/2 chávena de cajus ou amendoins crus
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1/2 chávena de laranjas e ou clementinas, descascados cortados em pedaços
folhas de coentros
4 a 6 wraps de trigo
Lave muito bem a quinoa e escorra. Aqueça o azeite numa panela. Junte o caril e quinoa. Saltei por 1 minuto. Junte a água, sumo e ervilhas. Tempere com sal a gosto e deixe levantar fervura. Tape e cozinhe de acordo com as instrucões na embalagem (15 minutos sem levantar a tampa). Retire do lume e deixe arrefecer por completo, tapado.
Entretanto faça a salada. Misture todos os ingredientes numa tigela grande. Guarde no frigorifico para marinar até necessitar.
Passe um garfo pela quinoa para soltar os grão. Junte os cajus, vinagre de arroz e laranjas, incorpore delicadamente.
Coloque os wraps numa superfície de trabalho e recheie com a quinoa, seguido de um pouco da salada e coentros. Embrulhe e sirva.
Acompanhe com chutney de manga se desejar