Pequeno almoço ou lanche ? Enrolados de frutos silvestres

Receitas, Receitas de Bolos,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Pequeno almoço ou lanche ?
http://instagram.com/diascommafalda

Enrolados de frutos silvestres
Faz 12

½ chávena de morno
2 colheres de chá de fermento de seco ou 20gr de fresco
1 colher de de amarelo ou mel
1 batido
2 chávenas de farinha sem fermento, pode usar espelta
2 colheres de sopa de açúcar amarelo ou mel
60 g de sem sal, a temperatura ambiente em pedços

100 g de frutos silvestres, podem ser congelados
1 colher de sopa de açúcar amarelo, extra
150 g de ricotta
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite

Misture o leite, o fermento e a 1 colher de sopa de açúcar ou o mel numa tigela. Deixe descansar num local quente por 5 minutos ou até a mistura ficar espumosa. Adicione o ovo e bata para misturar.

Numa tigela da batedeira coloque a farinha e açúcar. Junte a mistura de fermento e bata ate incorporar. Junte a manteiga e volte a bater até obter uma macia e que não cole á tigela, pode ter de adicionar mais um pouco de farinha. Tape a tigela com um pano de cozinha e deixe levedar por 40 minutos ou até duplicar de tamanho.

Aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Vire a massa para cima de uma superfície de trabalho levemente polvilhada com farinha. Amasse durante 3 a 5 minutos ou até ficar macia e elástica. Use um rolo de massa polvilhado com farinha para estender a massa de maneira a obter um rectângulo com aproximadamente 30cm por 40 cm. Dobre a parte mais curta perto de si por cima do meio da massa. Dobre o lado oposto por cima para fechar. Volte a esticar a massa num rectângulo de 30cm por 40 cm. Repita o processo de dobrar e esticar. Deixe descansar enquanto faz o recheio.

Para fazer o recheio misture os frutos silvestres e o açúcar ou mel extra numa tigela. Espalhe a ricotta por cima da massa. Polvilhe com a mistura de frutos. Começando com a parte mais comprida perto de si, enrole a massa de maneira a formar um tronco. Corte em largura 12 fatias.
Disponha as fatias, lado a lado, com parte cortada virada para cima. Misture a gema de ovo com o leite numa tigela. Pincele por cima dos enrolados. Leve ao forno por 30 minutos ou até estar dourado. Sirva quente.