Bola de carne
Fonte: https://www.facebook.com/notes/manuel-lu%C3%ADs-goucha-tvi/bola-de-carne/712998115390194
Ingredientes para a massa:
700 g de farinha sem fermento
20 g de fermento de padeiro seco
1,5 dl de água morna
1,5 dl de azeite
120 g de manteiga amolecida
5 ovos
1 pitada de sal
Farinha para polvilhar
Ovo batido para untar
Azeite para untar
Ingredientes para o recheio:
1/2 frango
1 chouriço de carne
200 g de bacon em fatias finas
200 g de presunto em fatias finas
1) Prepare a massa: Dissolva o fermento em água quente. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade, junte o sal, os ovos, o azeite e a mistura do fermento com a água.
2) Misture tudo, trabalhando bem a massa até esta se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de uma tigela, polvilhe-a com farinha, cubra-a com um pano e deixe levedar em local aquecido até duplicar o volume.
3) Prepare o recheio: Estufe o frango. Depois limpe-o de pele e ossos e desfie-o. Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas finas.
4) Unte um tabuleiro ou uma forma redonda com azeite e coloque novamente a massa em cima da mesa polvilhada com farinha. Divida-a em três porções iguais, estenda uma das porções e ponha-a no fundo do tabuleiro.
5) Cubra essa primeira camada de massa com metade das carnes, sobreponha mais uma camada de massa e o resto das carnes e cubra com a última porção de massa. Feche bem os bordos da massa e deixe levedar até a massa chegar ao cimo da forma.
6) Ligue o forno a 180ºC pincele a bola com ovo batido e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
7) Retire, deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e pincele com um pouco de azeite. Deixe arrefecer e sirva morno ou frio decorado a gosto.