As Cavacas de Resende são um dos marcos não só daquela cidade, no distrito de Viseu, mas de toda a região. Verdadeiramente deliciosas, o seu aspeto nada tem a ver com as tradicionais cavacas, tão afamadas em várias regiões de Portugal.
Embora não haja registos precisos acerca da sua origem, sabe-se que a receita é já muito antiga. No séc. XIX eram dos doces regionais mais deliciosos e apreciados em toda a região, sendo amplamente divulgados nas feiras e romarias locais. Na Páscoa, as cavacas eram oferecidas como folar e, no Natal, havia a tradição dos caseiros as oferecerem aos patrões, colocadas em pequenas cestas, chamadas “condessas”.
Atualmente ainda há quem faça as cavacas da forma tradicional, mexida à mão e cozida nos fornos a lenha, tal como faziam nos tempos antigos.
Ingredientes
(12 cavacas)
Para a massa:
280 g de farinha
7 gemas
250 g de açúcar
8 ovos
Manteiga para untar o tabuleiro
Para a cobertura:
200 ml de água
500 g de açúcar
Farinha de trigo q.b.
Modo de preparo
Misture os ovos e as gemas numa tigela. Adicione o açúcar e bata muito bem até obter um creme branco e espumoso. Junte a farinha e bata até a massa ficar bem ligada e homogênea. Coloque numa forma de bordas altos, bem untado, e leve a assar em forno brando. Entretanto, prepare a cobertura, fazendo uma calda em ponto de espadana (deixe escorrer a calda de uma colher de pau, ela cai como umas lâminas como espadas – espadanas – ou fitas largas ) com o açúcar e a água.
Paladar português com #Portugalsaboroso