As Cavacas de Resende são um dos marcos não só daquela cidade, no distrito de Viseu, mas de toda a região. Verdadeiramente deliciosas, o seu aspeto nada tem a ver com as tradicionais cavacas, tão afamadas em várias regiões de Portugal.

As Cavacas de Resende são um dos marcos não só daquela cidade, no distrito de Viseu, mas de toda a região. Verdadeiramente deliciosas, o seu aspeto nada tem a ver com as tradicionais cavacas, tão afamadas em várias regiões de Portugal.
Embora não haja registos precisos acerca da sua origem, sabe-se que a receita é já muito antiga. No séc. XIX eram dos doces regionais mais deliciosos e apreciados em toda a região, sendo amplamente divulgados nas feiras e romarias locais. Na Páscoa, as cavacas eram oferecidas como folar e, no Natal, havia a tradição dos caseiros as oferecerem aos patrões, colocadas em pequenas cestas, chamadas “condessas”.
Atualmente ainda há quem faça as cavacas da forma tradicional, mexida à mão e cozida nos fornos a lenha, tal como faziam nos tempos antigos.

Ingredientes
(12 cavacas)
Para a massa:
280 g de farinha
7 gemas
250 g de açúcar
8 ovos
Manteiga para untar o tabuleiro
Para a cobertura:
200 ml de água
500 g de açúcar
Farinha de trigo q.b.

Modo de preparo
Misture os ovos e as gemas numa tigela. Adicione o açúcar e bata muito bem até obter um creme branco e espumoso. Junte a farinha e bata até a massa ficar bem ligada e homogênea. Coloque numa forma de bordas altos, bem untado, e leve a assar em forno brando. Entretanto, prepare a cobertura, fazendo uma calda em ponto de espadana (deixe escorrer a calda de uma colher de pau, ela cai como umas lâminas como espadas – espadanas – ou fitas largas ) com o açúcar e a água.

Paladar português com #Portugalsaboroso