Um bolo de Aniversário Especial

Receitas, Receitas de Bolos,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Um de Aniversário Especial

Ingredientes:

Bolo de Fécula:

10 ovos
400g de
250g de fécula de batata
3 c. de farinha
para untar

2 rolos de rectangular do Lidl
canela em pó q.b.
frutos vermelhos a gosto
açúcar em pó

de Pasteleiro:

5dl de leite
1 vagem de baunilha
150g de açúcar
1 c. sopa de maisena
1 c. sopa de manteiga
4 ovos

Cobertura de :

125g de açúcar
6 gemas
1,5 dl de àgua
Preparação:

Para o bolo, separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada bem volumosa. Bata as claras em castelo bem firme. Envolva alternadamente e sem bater, as claras e colheradas de fécula e de farinha. Envolva bem e divida a massa em dois tabuleiros rectangulares bem untados com manteiga e polvilhados de farinha. Leve a forno a 180º cerca de 15minutos. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer.
Desenforme as placas de massa folhada, pique-as com um garfo e leve-as a cozer cerca de 12 minutos em forno bem quente, ou até estarem douradinhas.
Para o creme de pasteleiro, leve o leite ao lume com a vagem de baunilha. Quando ferver, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Misture o açúcar com a manteiga, a maisena e os ovos. Bata bem. Retire a vagem do leite e coe o leite sobre a mistura de açúcar, misture bem. Leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

No tabuleiro onde vai servir, coloque uma base de bolo, cubra com uma camada de creme pasteleiro e canela. Cubra com uma massa folhada e novamente creme e canela. Repita com as restantes bases de bolo e massa folhada. Por cima da ultima camada leva os ovos moles.
Entretanto prepare o creme de ovos moles. Leve ao lume o açúcar e a água. Deixe ferver cerca de 6/7 minutos, lentamente. Bata muito bem as gemas, retire a calda doce do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte as gemas, bata muito bem com o fouet e leve ao lume a engrossar um pouco. Vá mexendo sempre sem parar para que não ganhe grumos e não deixe espessar demais.
Espalhe o creme de ovos moles sobre o bolo e deixe escorrer lateralmente. Por cima coloque os frutos à escolha e polvilhe com açúcar em pó.

http://www.7gramasdeternura.com/search?updated-max=2013-10-31T17:21:00Z&max-results=20