Porco Frio à Camponesa

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Porco Frio à Camponesa

Ingredientes:
·    1 de porco de 750g a 1 kg
·    6 a 8 fatias de entremeado
·    1 copo de vinho branco seco
·   
·    tomilho
·    louro
·    aipo
·    sal
·    pimenta
·    3 a 4
·    1 pacote de geleia

Preparação:
É necessária uma terrina de ir ao , com tampa, ligeiramente maior que o assado.
Corte o assado em fatias finas e reconstitua a sua posição original, intercalando entre cada fatia um pouco de . Mantenha o conjunto com um fio próprio, mas não aperte muito.
Cubra o fundo e os lados da terrina com toucinho entremeado. Coloque nos lados da terrina o que lhe restar de presunto, e meta o assado ao meio desse ninho. Tempere com pouco sal, mas seja generosa na pimenta. Coloque por cima a salsa, tomilho, louro e o aipo; verta também o copo de vinho e cubra de toucinho entremeado.
Ponha a tampa. Regule o termostato do forno para 5 ou 6. Coloque a terrina num prato fundo cheio de água e deixe cozinhar assim no forno e em banho-maria durante duas horas.
Junte as cenouras em rodelas finas, meia hora antes do fim da cozedura. Deixe arrefecer um pouco, antes de retiar o líquido formado durante a cozedura, as ervas aromáticas, as fatias supérfluas de toucinho e as cenouras.
Reserve as cenouras e verta o líquido através do passador para uma tigela. Espere que ele arrefeça para lhe retirar a gordura e depois utilize o líquido para fazer a geleia, de acordo com as instruções do fabricante.
Cubra com a geleia o assado, ao qual retirou préciamente o fio, e deixe ao fresco durante uma noite inteira. Sirva a uma temperatura fresca, mas não excessivamente baixa. Acompanha com macedónea de e uma salada.

Post Author: admin