Torta de Claras e Amêndoas

Receitas, Receitas de Bolos,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

de e Amêndoas

Ingredientes:
10 claras de ovo ( as que tinha dentro do saco)
gotas de sumo de limão ( +/- 1 colher de chá )
180g de açucar ( poderão aumentar mais 50g , caso gostem )
150g de triturada com ou sem casca
50g de farinha de trigo

Notas: O será a gosto de cada um, eu utilizei 100g de amargo, 2 colheres de de e 2 colheres de de leite.
Derrete-se em lume baixo o chocolate com a manteiga e o leite, mexe-se bem até obter um creme homogénio, aplica-se de imediato.

Preparação da pelo método tradicional:

Triture as amêndoas, misture-as no açucar e na farinha, com uma vara de arames, reserve.
Bata as claras em castelo bem firme, adicionando umas gotas de sumo de limão.
Entretanto pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Unte um tabuleiro quadrado ou rectângular com margarina, forre com papel vegetal, e volte a untar o papel vegetal.
Misture delicadamente a mistura seca ( amêndoas, farinha e açucar ) , sobre as claras, envolva com movimentos suaves, mas de forma a que fique tudo muito bem envolvido, tentando não partir as claras.
Verta o preparado para o tabuleiro, deve nivelar a massa com a ajuda de uma espátula ou similar, leve ao forno cerca de 15 minutos.
Retire do tabuleiro, segurando pelo papel vegetal, barre com o recheio a gosto, e enrole muito devagarinho com a ajuda do papel vegetal, exerça suaves pressões, parando por instantes quando está a enrolar, voltando depois a enrolar mais um bocadinho. Quando chegar ao final, mantenha a torta enrolada no papel vegetal, até esta arrefecer por completo.
Depois de fria, retire-lhe o papel vegetal e disponha-a sobre uma torteira ou prato de servir. Decorei-a com o resto de creme de chocolate, que sobrou do recheio, e polvilhei-a com lâminas de amêndoas.

Preparação na Bimby ( Thermomix ):

Coloque no copo as amêndoas e triture alguns segundos na Vel 5/6. Adicione o açucar e a farinha e programe alguns segundos na Vel.4/5. Retire e reserve.
Lave e seque muito bem o copo, coloque a borboleta , verta as claras e programe 10 minutos (1 minuto por clara), na Vel. 3 /4 sem o copinho. Adicione com a bimby em movimento umas gotas de sumo de limão.
Assim que as claras ficarem em castelo, retire do copo para uma taça e envolva aos poucos a mistura seca, por forma a ficar bem envolvido.
Poderão fazer esta última etapa também na Bimby, com esta em movimento, e sem retirar a borboleta, deitar aos poucos a mistura seca, programando Vel 1 ou 2. Não testei, tive receio de partir as claras.
Proceder da mesma forma, como indico em cima, para a preparação tradicional.

Notas: É muito importante, respeitar o tempo de cozedura da massa, se cozer demasiado, a massa ficará seca, e racha ao enrolar.

Fonte:http://www.cozinhadaduxa.blogspot.pt/search/label/Tartes%20e%20tortas