Bolo de Amêndoa e Clementinas Caramelizadas

Bolo de Amêndoa e Clementinas Caramelizadas

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

de e Clementinas Caramelizadas

Ingredientes:

– 100 gramas de alperces secos finamente picados
– 175 ml de sumo de clementina (6-8 clementinas dependendo do tamanho)
– 100 gramas de sem sal amolecida
– 100 gramas de mascavado claro
– 2 ovos
– 50 gramas de com fermento
– 175 gramas de amêndoa moída sem casca
– 1/2 colher de chá de essencia de baunilha
– 2 colheres de sopa de amêndoa fileteada
– açúcar em pó para polvilhar

Para as clementinas caramelizadas:

– 8 clementinas
– 175 gramas de açúcar mascavado claro
– 5 colheres de sopa de Grand Marnier ( ou qualquer outro licor de laranja)
– Crème frâiche para servir ou grego natural para servir

As clementinas caramelizadas devem ser preparadas com 24 horas de antecedência.

Execução:
Esprememos o sumo de duas clementinas e reservamos. Descascamos as restantes e retiramos ao máximo os fios brancos que costumam ter. Quanto mais fininha for a casca das clementinas melhor. Colocamos as clementinas descascadas num recipiente que aguente o calor e reservamos.

Num tacho colocamos o açúcar e 6 colheres de sopa de água e levamos ao lume. Vamos mexendo sempre até que o açúcar se dissolva. Depois de dissolvido, deixar que ferva 2 – 4 minutos sem lhe mexer.

Retiramos e juntamos o Grand Marnier e o sumo das clementinas. Mexemos bem e voltamos a levar ao lume, até que o caramelo esteja suave.

Vertemos sobre as clementinas que devem ficar totalmente submergidas neste caramelo. Tapamos e guardamos no frigorífico como minímo 24 horas.

Para o bolo:

Execução:

Picamos os alperces finamente e levamos num tacho ao lume com o sumo das clementinas (175ml). Deixamos que ferva 5 minutos, retirando para que arrefeça.

Colocamos numa taça a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha e batemos durante 2 minutos até obtermos uma mistura suave e fofa. Juntamos de seguida a amêndoa, a baunilha, os alperces e envolvemos na .

Deitamos a massa numa forma de aro amovível de 20 cm, devidamente untada, polvilhamos com a amêndoa fileteada e levamos ao pré aquecido 180ºCm durante 40-50 minutos ou até que esteja firme ao toque.

Retiramos do forno e deixamos arrefecer durante 5 minutos e desenformamos deixando arrefecer completamente sobre uma rede.

Pronto é a gulodice perfeita!!! O bolo é simplesmente perfeito! Tem uma textura incrível e os alperces dão-lhe um toque frutado que constrasta na perfeição com a amêndoa!

E por isso a presença da crème frâiche para o servir! A sua cremosidade e a sua ligeira acidez, permite apreciar este bolo na totalidade, sem ser enjoativo!

http://asaventurasdeumamama.blogspot.pt/search/label/bolo

Post Author: Receitas de Portugal