Donas Amélias – O Doce da Rainha

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Donas Amélias – O Doce da Rainha
As Donas Amélias são as queijadinhas típicas da Ilha Terceira.

Esta é a receita original, que foi preparada e oferecida pelas senhoras de Angra do Heroísmo à Rainha D. Amélia de Orleans e Bragança em 1901 durante a sua Visita Régia.

Cozinha Doce Cozinha <3

500 gramas de açúcar
9 de ovos
4 (batidas em neve)
200 gramas de manteiga (derretida e fria)
200 gramas de de milho (o mais peneirada possível)
1 colher (de sopa) de em pó
6 colheres (de sopa) de de cana
100 gramas de passas
50 gramas de cidrão (picado muito fino)
raspa de 1 limão pequeno
1 pitada de sal
1 colher (de café) de noz moscada
Bate-se o açúcar com as gemas até formar uma presa, juntando-se depois a canela, as passas, o cidrão, a noz moscada, a raspa de limão e o sal.

Bate-se mais algum tempo, e quando estiver bem ligado, junta-se a manteiga derretida e fria, de seguida, as claras batidas em neve, e por último, a farinha e o mel.

Sempre que se junta qualquer dos ingredientes mencionados, bate-se a massa a fim de os ligar.

Vaza-se a massa em pequenas formas (untadas e polvilhadas) e vão ao , não muito quente, em tabuleiros.

Quando cozidos, retiram-se das formas e polvilham-se com açúcar refinado.

—— —— ——

Nos dias de hoje já existem outras versões desta receita mais fáceis e igualmente boas (podem conferir aqui:http://omeupecado.blogspot.com/2008/04/donas-amlias.html), mas tendo em conta que eu sou de Angra do Heroísmo e possuo a receita original achei que deveria partilhá-la convosco. Eu tentei fazer a receita à moda antiga, ou seja, TUDO BATIDO À MÃO COM COLHER DE PAU, manteiga Milhafre derretida num tachinho ao lume, forminhas de alumínio, etc… Só assim damos valor à forma e paciência como se cozinhava antigamente. Vale a pena experimentar! Enquanto as Donas Amélias estavam no forno o cheiro que emanava pela casa fazia-me lembrar o 🙂

Eu reduzi a receita para metade e obtive 24 queijadinhas. Estas podem ser conservadas em recipiente fechado durante algumas semanas mantendo o seu sabor original. Aliás, há quem diga que as Donas Amélias quanto mais velhas melhor!

Digitalizei a fotocópia desta receita que obtive há vários anos através duma amiga: http://deliciasecompanhia.blogspot.pt/2008/05/donas-amlias-o-doce-da-rainha.html

*Informação, esta receita pode ser feita em formato de bolo (forma sem buraco), Atenção vai para o tamanho, é um bolo que não cresce muito.

Post Author: Cozinha Doce Cozinha