Doce da Nigella

Receitas,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Doce da Nigella

Ingredientes:

600 ml água; 400 gr. açucar refinado; 50 gr. erva cidreira (usei 10 gr.chá jasmin); 300 gr. framboesas; 16 Esponjas trifle (usei restos de um tipo de ló); 3/4 colheres de sopa de vodka (coloquei licor beirão); 600 ml de crême fraiche; 8 de ovo; 500 ml (optei por 200 ml e 4 claras em castelo);

Preparação:

Bimby:
Começe por fazer a colocando no copo a água e 325gr. açucar, programando 5 min., temp. Varoma, vel. 1. Quando terminar deite para um recipiente, junte o chá e deixe infundir cerca de 1/2 hora.
Coe cerca de 150-200 ml deste preparado e deite no copo reservando o restante.
Junte as framboesas e seleccione 5 min., temp. 100º, vel. 1, por fim triture por 5 seg., vel. 5 de forma a obter uma calda espessa. Deixe arrefecer um pouco.
Passe então as fatias de bolo pela calda de framboesas e disponha-as no fundo de um taça de servir ou pirex.
Adicione o licor beirão a cerca de 100 ml. do preparado de chá coado (reserve o que restar) e deite sobre o bolo já colocado na taça. Reserve.
Entretanto prepare o , colocando no copo o resto do preparado de chá e o crême fraiche e programe 5 min., 90º., vel. 2. Retire e deixe ficar por cerca de 15 min.
Bata as gemas com o restante açucar por cerca de 1 min., vel. 5. Junte o preparado do crême fraiche e seleccione 10 min., temp. 90º, vel. 4 (se necessário deixe mais uns minutos até obter uma boa espessura). Deite o creme sobre o bolo e deixe arrefecer.

Tradicionalmente:

Comece por fazer uma calda com a água e 325gr. de açucar, levando ao lume até ferver por cerca de 5 min. Retire do fogo e junte o chá e deixe infundir por meia hora.
Coe cerca de 150-200 ml deste preparado para um recipiente de medida, reservando o restante da panela.
Junte a esta quantidade as framboesas e leve a ferver, esmagando-as para formar uma calda mais espessa. Deixe arrefecer.
Passe então as fatias de bolo pela calda de framboesas e disponha-as no fundo de um taça de servir ou pirex.

Adicione o licor beirão a cerca de 100 ml. do preparado de chá coado (reserve o que restar) e deite sobre o bolo já colocado na taça. Reserve.

Entretanto prepare o creme, colocando o resto do preparado de chá e o crême fraiche numa panela até que esteja quase a ferver, retire do calor e deixe infundir durante 15 minutos. Bata as gemas e o açucar e junte então a creme com o chá, mexa bem e leve ao lume de novo e vá mexendo sempre até obter um creme espesso. Deite este preparado sobre o bolo na taça. Deixe esfriar.

O toque final:
Bata as natas até ficarem firmes mas não completamente, até que formem picos leves. Reserve.
Como usei as claras que sobraram do creme, batem-se as claras em castelo bem firmes, juntando 2 colheres de sopa de açucar.
Delicadamente junte as claras ás natas, apenas envolvendo-as e formando um creme bem macio.
Disponha esta espuma sobre o creme já frio, espalhando-o de forma a ficar com alguns picos de forma decorativa.

Com o xarope que restou, leve ao lume de forma a obter um ligeiro e dourado. Regue sobre o creme decorando-o.
http://kindineosonho.blogspot.fr/search/label/Doces