Bolo de Profiteroles com Cobertura de Chocolate

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

de Profiteroles com Cobertura de Chocolate

Ingredientes:
(para o bolo)
8 ovos
200 gr. de
raspa de 1 limão
200 gr. de Branca de Neve Fina

(para a Choux)
160 gr. de farinha
250 gr. de água
100 gr. de
1c. (chá) de sal
1 pitada de açúcar
4 ovos médios

(para o de pasteleiro)
70 gr. de açúcar
casca de laranja e limão (só a parte amarela)
1
1 de ovo
1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
300 gr. de leite
15 gr. de farinha Maizena

(para a cobertura)
300 gr. de chocolate para culinária
1 dl de leite
1 c. (sopa) de manteiga

Método Tradicional:

[Massa para o Bolo]
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Numa taça, coloque o açúcar, a raspa de limão e os ovos e bata com a batedeira, durante 5 minutos. Adicione aos poucos a farinha, sem deixar de bater e bata mais 5 minutos. Retire e verta numa forma redonda de aro amvível, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 10 a 12 minutos.

[Massa Choux]
Num tacho, aqueça a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma vez só e mexa bem com uma colher de pau, até que a massa se descole completamente do tacho. Adicione aos poucos os ovos batidos, mexendo bem até obter uma massa homogénea. Coloque a massa dentro de um saco de pasteleiro e deixe repousar alguns minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenos montes, separados uns dos outros, com a ajuda do saco de pasteleiro.
Reduza a temperatura para 160ºC e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados. Deixe os choux arrefecerem dentro do forno, com a porta entreaberta.

[Creme de Pasteleiro]
Raspe para uma taça, a casca de 1/2 limão e 1/2 laranja e reserve. Leve ao lume o leite e deixe levantar fervura. Entretanto, adicione à raspa do limão e laranja o ovo e a gema, os açúcares e a farinha e mexa com um fouet. Adicione esta mistura ao leite bem quente e, sem parar de mexer, leve novamente ao lume até engrossar e obter um creme espesso. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.

Método Thermomix-Bimby:

[Massa para o Bolo]
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Inserir a borboleta no copo. Colocar os ovos, o açúcar e a raspa de limão e bater (4min/37ºC/vel3,5). Bata novamente (3min/vel3,5). Retire a borboleta e adicione a farinha. Envolva (5seg/vel3). Retire e verta numa forma redonda de aro amovível, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 10 a 12 minutos.

[Massa Choux]
Pese a farinha e reserve.
No copo, coloque a água, a manteiga, o sal e o açúcar e programe (5min/100ºC/vel1). Junte a farinha de uma vez só e programe (15seg/vel4). Retir o copo da base e deixe a massa arrefecer 20 minutos.
Bata os ovos à parte e com a Bimby em funcionamento na vel4, adicione-os através do bocal da tampa. Coloque a massa dentro de um saco de pasteleiro e deixe repousar alguns minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenos montes, separados uns dos outros, com a ajuda do saco de pasteleiro.
Reduza a temperatura para 160ºC e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados. Deixe os choux arrefecerem dentro do forno, com a porta entre-aberta.

[Creme de Pasteleiro]
Deite no copo o açúcar e pulverize (10seg/vel9). De seguida adicione as cascas de laranja e limão e programe (15seg/vel9). Adicione os restantes ingredientes e programe (6min/90ºC/vel4). Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.

______________…………..____________

Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio. Espalhe uma abundante camada de creme de Pasteleiro e sobreponha a outra metade do bolo. O restante creme, coloque-o no saco de pasteleiro e com a ponta mais fina, recheie as profiteroles.

Para a cobertura, coloque numa taça o chocolate partido em pedaços, junto com o leite e a manteiga. Leve ao microondas na potência máxima durante 30 segundos. Mexa bem com um fouet, até o chocolate ficar bem derretido e com uma consistência brilhante e uniforme.
Cubra todo o bolo com o chocolate e o restante chocolate use-o para cobrir as profiteroles. Colocar as profiteroles sobre o bolo.

http://sweet-gula.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-profiteroles-com-cobertura-de.html