Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

de com Recheio Trufado de

ingredientes

Bolo:

1 e 3/4 xícara de de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres (chá) de em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
1 xícara de buttermilk*
Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
Recheio:

500g de chocolate branco, bem picadinho
400g de creme de leite fresco
¼ xícara (60ml) de suco concentrado de maracujá
Para umeceder o bolo:

½ colher (sopa) de suco concentrado de maracujá diluído em 4 colheres (sopa) de água
Glacê:

2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
modo de preparo

Comece pelo recheio

Coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate – você obterá uma mistura bem sedosa e brilhante. Adicione o suco, misture bem, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.

Bolo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte 2 formas redondas de 20cm.

Peneire os ingredientes secos juntos. Numa tigela, bata o óleo, a manteiga, o açucar e a baunilha até ficar cremoso, cerca de 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e bata. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar. Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos, alternando com o buttermilk e bata até misturar bem, cerca de 2 a 3 minutos.

Divida a nas duas formas e asse por 20-25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

Glacê

Coloque numa panela o açucar, a farinha, o chocolate me pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva por 1 minuto ou até engrossar. Retire do fogo e passe o glacê numa peneira. Leve para esfriar na geladeira

Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Acrescente o “mousse” de chocolate e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra o bolo com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

Montagem

Quando os bolos estiverem totalmente frios, corte-os horizontalmente em 2 partes iguais cada um, separando-as cuidadosamente. Coloque uma das partes do bolo em um prato e pincele-o levemente com o suco de maracujá e espalhe 1/3 do recheio. Coloque outra camada de bolo, pincele com o suco e cubra com mais 1/3 do recheio. Continue o processo com a terceira camada de bolo, coloque a última parte do recheio e termine cobrindo com a última parte de bolo, o topo. Cubra todo o bolo com o glacê e decore.