Rodelas de Lulas com Alho Francês e Espinafres

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Rodelas de Lulas com Alho Francês e Espinafres

Ingredientes:
Para 4 pessoas
·    1 colher de sopa de azeite
·    15 g de manteiga
·    375 g de franceses, aparados e cortados em rodelas de 1 cm
·    5 cm de raiz de gengibre fresca, descascada e picada
·    1 grande picado
·    750 g de lulas grandes, lavadas e preparadas para rechear (guarde as basbatanas e os tentáculos e pique-os para incluir no recheio)
·    125 g de espinafres frescos, sem talos, lavados, bem escorridos e picados
·    50 g de picadas
·    1 ovo pequeno, levemente batido
·    sal e pimenta preta
Para o molho:
·    1 encarnado grande, cortado ao meio, sem sementes e sem filamentos
·    25 g de manteiga
·    1 dente de alho finamente picado
·    375 g de tomates, sem pele, cortados em pedaços
·    2 colheres de chá de
·    sal e pimenta preta

Confecção:
Aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira grande e funda, em lume médio. Junte os alhos franceses e mexa ocasionalmente até estarem macios – não os deixe tostar. Junte o gengibre e o alho, as barbatanas e tentáculos das lulas picados e os espinafres apenas com a água que ficar agarrada às folhas depois de escorridos. Mexa sobre o calor só ataé os espinafres ficarem moles – se houver grande aumento de líquido, aumente o calor e deixe ferver por 1 minuto, para o reduzir levemente. Retire do lume e junte as nozes, polvilhe com sal e pimenta preta. Deite numa tigela e deixe arrefecer a mistura para rechear; depois adicione o ovo batido.
Segure a lula com firmeza e, com uma colher, encha-a com a mistura, comprimindo-a até chegar acima. Sempre a segurar a lula, cosa a abertura ou enfie-lhe um espeto, para que o recheio não saia.
Unte as lulas recheadas com um pouco de azeite, coloque-as num tabuleiro e cubra-as com folha de alumínio. Leve a cozer no forno aquecido a 160ºC (T.3) durante 1-1 1/4 horas.
Entretanto prepare o molho: pique finamente o pimento. Aqueça a manteiga numa caçarola grande, sobre lume médio, e depois junte-lhe o alho picado, o pimento encarnado e os seus sucos, os tomates picados e o açúcar. Tape a caçarola e deixe cozer, mexendo de vez em quando, em lume muito brando, durante 20-25 minutos, até obter uma polpa relativamente espessa. Retire do calor e ponha de lado.
Quando as lulas estiverem cozidas, transfira-as cuidadosamente para uma tábua de cortar e junte os sucos da cozedura ao molho de e pimento. Leve o molho a ferver, deixe borbulhar durante 1 minuto ou 2 e a gosto, com sal e pimenta preta.
Deite o molho num prato de ir à mesa relativamente baixo, aquecido.
Com uma faca muito afiada corte as lulas em rodelas de 1-1,5 cm. Com a ajuda de uma espátula, disponha cuidadosamente as rodelas, levemente sobrepostas, sobre o molho de tomate. Se necessário, cubra com folha de alumínio e conserve-as quentes em forno brando.