Mousse três chocolates

Mousse três chocolates
Fonte» http://www.receitascozinha.pt/mousse-tres-chocolates/

Ingredientes:

Para a mousse de chocolate preto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de natas
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de água
250 g de chocolate preto
4 claras
4 gemas
avelãs q.b.

Para a mousse de chocolate de leite
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
250 g de chocolate de leite
3 gemas
4 claras
50 g de casca de laranja cristalizada

Para a mousse de chocolate branco
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de natas
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de água
250 g de chocolate branco
4 claras
4 gemas
avelãs q.b./chocolate em pó

Confeção:

Comece por preparar a mousse de chocolate preto.

Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o em banho-maria com a água. Retire do lume e junte a manteiga.

À parte, bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura cremosa e junte o chocolate tépido, adicionando de seguida as natas e as avelãs.

Bata as claras em castelo e incorpore-as à mistura anterior. Deite o preparado numa forma de aro e deixe repousar no frigorífico até estar sólida.

Entretanto, prepare a mousse de chocolate de leite.

Derreta o chocolate com o leite em banho-maria. Retire do lume e junte a manteiga. Acrescente as gemas, uma a uma, e a casca da laranja cristalizada ralada.

Bata as claras em castelo e incorpore-as na mistura anterior. Deite sobre a mousse de chocolate preto bem solidificada, de modo a não se misturarem.

Para a mousse de chocolate branco, proceda como para a mousse de chocolate preto.

Deite o preparado sobre as outras duas camadas de mousse e volte a levar ao frigorífico.

Retire do frio antes de servir e, por cima da última camada, enfeite com miolo de avelã moído grosseiramente ou chocolate em pó.

(As mousses são montadas numa forma de aro, pode colocar uma base de cheesecake, se quizer que fique mais estável, antes de desenformar e servir leve ao congelador durante algum tempo para ficar mais consistente, deve ser servido quase congelado)