Alimentos de outono: Couve-flor

Alimentos de outono: Couve-flor

É por natureza uma cultura do tempo frio e é melhor durante o outono, inverno e início da primavera. Atualmente, como a maior parte das culturas, pode encontrar-se durante todo o ano.

Deve ser durante pouco tempo, tal como os brócolos, e de preferência a vapor. Quando é demais pode desenvolver um mais amargo, devido à libertação de compostos sulfurosos.

A couve-flor é branca, embora possa apresentar diversos tons de branco, desde o claro e brilhante ao mais acinzentado ou amarelado.

É rica em fibra, o que promove a sensação de saciedade, eliminando a fome durante mais tempo, ao mesmo tempo que ajuda à saúde gastrointestinal. Tem poucas calorias, o que a torna adaptável a regimes de emagrecimento, e é rica em vitamina C, um bom e aliado do sistema imunológico, ajudando a prevenir constipações e gripes. Possui também B6, uma vitamina importante para o metabolismo das proteínas e para o sistema neurológico, pois é responsável pela produção de neurotransmissores. A vitamina A também está presente na couve-flor, ajudando à saúde dos olhos e ao crescimento infantil.

A couve-flor tem também sais minerais como fósforo, sódio, potássio, magnésio, cálcio, silício, ferro, cloro e enxofre, sendo este o composto que lhe empresta o paladar amargo quando é excessivamente cozinhada.

http://clinicadotempo.com/alimentos-outono-couve-flor