Brioche

Brioche

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Brioche

Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de descanso: Ao total 3 1/2 horas
Rendimento: 2 Brioches como o da foto
Fonte: Da sempre perfeita, Laura Calder

Ingredientes

30g de biológico fresco
6 colheres (sopa) de água morna ou morno
2 colheres (sopa) de

1 e 1/2 colher (chá) de sal
4 xícaras de de trigo
6 inteiros
3/4 xícara de sem sal em temperatura ambiente

Para pincelar

1
1 colher (sopa) de leite

Modo de preparo

1. Dissolva o fermento na água morna (ou leite morno), acrescente o açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Misture bem. Cubra a tigela com um pano e deixe descansar por pelo menos 1 hora.

2. Passado o tempo do primeiro descanso, podemos fazer a massa. Como é uma massa mais pegajosa, eu preferi usar a batedeira para fazer, mas é perfeitamente possível fazer a mão, ok? Misture o restante da farinha com o sal, ligue a batedeira, usando o acessório de gancho e acrescente os ovos e a massa pré fermentada (Se for fazer a mão, faça um buraco no centro da farinha e coloque os ovos e a massa pré fermentada). Bata em velocidade mínima por mais um menos uns 15 minutos. É uma massa muito pegajosa, então não espere que ela forme uma bola mais seca, ok?

3. Retire da batedeira, polvilhe uma superfície com bastante farinha e trabalhe a massa com cuidado. Essa parte é um tanto trabalhosa por conta da consistência da massa, mas não desista. Trabalhe a massa por uns 10 minutos e acrescente a manteiga.
Nesse momento você vai pensar que a massa desandou e vai querer colocar mais farinha. Mas não coloque, ok? É importante colocar a manteiga só nesse momento pois caso contrário ela pode atrapalhar o desenvolvimento do glúten. Sove a massa até que a manteiga seja bem incorporada, isso vai levar uns 5 a 10 minutos.

4. Polvilhe uma tigela com farinha de trigo e coloque a massa. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora e meia.

5. Unte com manteiga e polvilhe com farinha duas formas de . Reserve, Passado o período do segundo descanso, retire todo o ar da massa e divida em 6 partes iguais. Faça cordões do mesmo tamanho e modele 2 tranças. Transfira cada trança para as formas preparadas, cubra novamente e deixe descansar por mais 1 hora.

6. Enquanto isso, pré aqueça o forno a 220 graus. Quando a massa estiver descansado, pincele com a mistura de gema e leite e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 40 minuto, ou até que esteja completamente assado. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar.

Dica: Você pode congelar o pão pronto por até 3 meses.

Fonte:http://comumapitadadeacucar.blogspot.com.br/search/label/P%C3%A3es

Post Author: Os sabores da vida