Pães Brioche

Pães Brioche

Ingredientes:
150 gr de amolecida
1 saqueta de fermento biológico seco
3 + 1 gema
300 gr de T65
1 colher (de chá) de flor de sal
1/4 de chávena de morno
30 gr de amarelo

Preparação:
Num recipiente largo, desfazer o fermento no leite morno, juntar a 100 gr de farinha e misturar bem. Tapar o recipiente com pelicula aderente e deixar repousar durante 20 minutos. Passado este tempo, juntar os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga e a restante farinha, bater bem até estar tudo bem misturado. Tapar novamente e deixar repousar duas horas. A vai triplicar o tamanho.

Pré-aquecer o a 200 ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Destapar o recipiente, trabalhar ligeiramente a massa, apenas para uniformizar. Moldar bolinhas com cerca de 6/7 cm de diâmetro.* Colocar no tabuleiro e levar ao durante 15 minutos. Retirar e reservar até servir.

*Este não é um processo fácil, a massa fica um pouco pegajosa e é difícil moldar e descolar das mãos. O que fiz foi: colocar a massa nas mãos, formando uma bola com ambas as mãos em formato de concha, passando de uma para a outra até descolar um pouco, depois coloquei no tabuleiro, ajeitando os biquinhos que ficaram do acto de descolar. Mesmo que não fiquem muito lisas na parte de cima, quando vão ao forno, uniformizam.

Notas:
É uma demorada devido ao tempo que demora a levedar, no entanto passa depressa se deixarmos a repousar e ocuparmos o tempo com outras coisas enquanto estamos em casa (como foi o caso).
O tempo de cozedura não deve exceder os 10/15 minutos senão a crosta fica um pouco dura e a massa interior demasiado cozida.

http://cozinhafresh.blogspot.pt/search/label/p%C3%A3o