Pavlova com doce de ovos, amêndoa e pinhão

Pavlova com doce de ovos, amêndoa e pinhão

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Pavlova com de ovos, amêndoa e pinhão
Fonte: http://umapedradesal.blogspot.pt/2014/01/.html
Ingredientes:

– 9 claras de ovos L (usei congeladas)
– 400 gr de
– 1 colher de sopa de amido de milho (Mayzena)
– 1 colher de chá de (usei de Cidra)
– 1 pitada de sal fino
– doce de ovos qb
– amêndoa laminada a gosto
– pinhões a gosto

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque as claras num recipiente limpo e seco e junte uma pitada de sal. Bata até obter picos firmes. Nesse momento, continuando a bater, vá juntando colheradas de açúcar. No final irá obter um resultado brilhante e fofo. Junte o vinagre e o amido e envolva com uma espátula.

Num tabuleiro de forno forrado com um tapete de silicone (ou papel vegetal) deite o de maneira a formar um circulo. O objetivo não é fazer nada perfeitinho, mas antes algo bastante tosco. Ele vai crescer um pouco em altura e até convém porque a pavlova é suposto ficar com um exterior tipo e um interior tipo molotof. É esta diferença de textura que faz deste doce uma delícia.

Leve ao forno e reduza de imediato a temperatura para 150º. Programe o forno para 1 hora e 15 minutos.

Findo o tempo, coloque o forno entreaberto e deixe a pavlova arrefecer lá dentro, evitando corrente de ar. Baixa um cadinho, mas não muito.

Já fria, coloque num prato de servir, espalhe doce de ovos por cima (usei de compra) e uma mão cheia de e pinhões torrados numa frigideira antiaderente.

Delicie-se! Vai gostar! E é uma excelente forma de gastar claras.

Nota: caso pretenda fazer o doce de ovos, coloque num tachinho 9 colheres de sopa de açúcar com 9 colheres de sopa de água. Leve ao lume até obter ponto pérola (se tiver um termómetro, acredite que dão muito jeito, é até a água obter os 108º). Outra forma de saber, sem termómetro, é verificar se o fio que corre da colher é espesso e se fica uma gota suspensa na extremidade.

À parte, passe as num passador de rede. Junte a de açúcar em fio às e mexa bem. Se necessário, leve um pouco ao lume brando a engrossar. Mexa sempre, porque engrossa rapidamente.

Post Author: Petiscos de Portugal