SALADA DE BETERRABA E LARANJA

DE BETERRABA E
INGREDIENTES:
*500 gr. de beterrabas cozidas

*2 grandes
:

*2 colheres de chá de sementes de aipo *3 colheres de de vinagre de branco *2 colheres de chá de açúcar *2 colheres de de óleo de girassol ou amendoim *Ssal e pimenta preta moída na altura

COMO CONFECCIONAR:
Para fazer o molho, esmague ligeiramente as sementes de aipo num almofariz ou com o rolo de massa e ponha-as num tacho pequeno. Junte o vinagre, o açúcar e 1,5 dl. de água. Leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 7 minutos ou até reduzir o líquido para 2 colheres de sopa. Passe por um passador para uma tigela e deixe arrfecer.
Com uma faca bem afiada descasque as laranjas retirando toda a parte branca e a pele. Corte-as em rodelas, aproveitando todo o sumo que largarem para juntar ao molho.
Descasque as beterrabas e corte-as às rodelas. Corte algumas das rodelas em cubos para pôr no centro do prato e à volta disponha as rodelas de laranja e de beterraba alternadamente.
Misture o óleo com o molho de vinagre já preparado, tempere a gosto com sal e pimenta e bata bem com um garfo. Regue a salada com este molho e sirva. Pode guarnecer com tirinhas de casca de laranja.