Leite de amêndoas e “chancliche”
“É muuuito fácil de fazer. E fica muito bom. E não tem conservantes, corantes, nada de ruim pro organismo. Também não fica tão caro quanto o industrializado. Vi outra receita que falava em 150gr de amêndoas pra um litro de água. Na última vez que fiz usei cerca de 110gr pra um litro, e ficou o melhor até agora. Comprei um pote de amêndoas com 220gr por 6 reais(2 Euros) e pouquinho, ou seja, cada litro sai por mais ou menos 3 reais(1 Euro). No supermercado, uma caixinha com 1L de leite de amêndoas custa entre 12 e 16 reais. E dá pra encontrar amêndoas mais baratas ainda.
Você também pode acrescentar açúcar mascavo e essências diversas, como de baunilha. Eu prefiro deixar ele puro pra tomar com chá e café.
E depois de coado sobra uma farinha de amêndoas, de gosto bem suave. Eu utilizei ela pura por cima de massas e saladas, parece queijo. Dá pra usar como farinha em pães e muffins ou inventar qualquer coisa. Ontem à noite eu criei uma espécie de chancliche. Imagem e receita abaixo.
“Chancliche” vegetal
ingredientes:
Farinha de amêndoas- resíduo que sobra do leite. Nessa receita usei a sobra das 110grs.
Suco de um limão (usei siciliano)
Azeite de oliva à gosto (usei mais ou menos duas colheres de sopa)
Sal à gosto (entre 1 e 2 colheres de chá)
O sabor já fica bem árabe por conta do limão, mas dá pra acrescentar záatar, que é o tempero do chancliche de verdade.
É só misturar tudo num potinho e pronto. Fica uma pastinha que dá pra colocar no pão, na salada, servir como aperitivo, etc.”
receita do blog http://pumipumi.wordpress.com/