Categorias Relacionadas :

| Alimentação Saudavel

| Receitas

| Saúde Alimentar



Vitamina K

Vitamina K

A vitamina K é importante para uma boa coagulação sanguínea e também para a resistência dos ossos. O principal sintoma da falta da vitamina K é o sangramento difícil de estancar que pode ocorrer na pele, através do nariz, por uma pequena uma ferida ou no estômago, pode se observar também presença de sangue na urina ou nas fezes. Parte da vitamina K é produzida naturalmente no corpo com a ajuda de bactérias; no entanto, é nossa responsabilidade incluir a vitamina K na nossa dieta.

FATORES QUE LEVAM A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA K

Doença no fígado ou na vesícula biliar, doença do trato intestinal que interfira na absorção das gorduras, desordens gastrointestinais, como a obstrução do duto biliar, doença inflamatória intestinal, pancreatite crônica podem causar deficiência de vitamina k. Da mesma forma, os medicamentos antibióticos de longo prazo para colesterol alto no sangue e outros medicamentos como: Heparina; Kanamicina; Ácido para-amino salicílico; penicilina; Fenitoína; Warfarin; Aspirina; Colestiramina; Anticoagulantes; Ciclocerina; Dicumarol; Eritromicina, podem causa deficiência de vitamina k.

ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA K

As melhores fontes de vitamina K são os vegetais de folhas verdes, como repolho, folhas de nabo, brócolis, alface, couve, salsa, agrião, mostarda e espinafre. O chá verde é outra fonte boa, sendo uma xícara suficiente para atender ao consumo diário recomendado desse nutriente. Outros alimentos que possuem vitamina k, mas em uma menor quantidade, é o ovo e o fígado. Frutas como abacate, banana e kiwi também possuem a vitamina k.

A couve crua é uma excelente fonte de vitamina K. Uma boa opção de consumo é o suco de couve, conhecido como clorofila, a onde a pessoa bate uma folha de couve com 200ml de água e toma em seguida. Este suco também ajuda a desintoxicar o organismo. As folhas de nabo possuem uma enorme quantidade de vitamina k.

YAKULT E VITAMINA K

As bactérias intestinais como o lactobacilos (bactéria boa), também desempenha um papel na síntese de vitamina B e da vitamina K. Lactobacilos produz vitamina K e tem propriedades antimicrobianas. Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda. Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os chamados probióticos: alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de microorganismos. Uma boa fonte de lactobacillus é o Yakult. Ele é o probiótico mais vendido no Brasil. A vantagem dos probióticos é que eles usam organismos geneticamente selecionados, que comprovadamente chegam vivos ao intestino em quase 100%, enquanto os lactobacilos do iogurte sobrevivem em escala bem menor. Estes lactobacilos ajudam na produção de vitamina k.

Curtam: “Alimentação, Emagrecimento e Saúde” – e receba dicas!




    Saúde Alimentar