Baclava de noz e cenoura com pêras em calda aromatizada
Ingredientes:
Pêras em calda
6 pêras-rocha
200 g de açúcar amarelo
1 noz de gengibre (cerca de 12 g)
1 pau de canela
4 cravinhos
3 vagens de cardamomo verde
1 folha de louro
Baclava
4 folhas de massa filo
250 g de miolo de noz
1 cenoura média (cerca de 150 g)
60 ml de óleo de amendoim
As pêras devem cozer-se no dia anterior e deixar no frigorífico durante a noite, em frasco de vidro fechado, para apurar os sabores.
Começar por juntar o açúcar e um litro de água numa panela. Adicionar o gengibre com casca cortado às fatias, a folha de louro, os cravinhos, o pau de canela e as vagens de cardamomo abertas.
Levar ao lume e deixar ferver durante 10 minutos.
Entretanto, descascar as pêras e retirar as sementes. Cortar em quartos. Quando a calda tiver fervido o tempo necessário, adicionar as pêras e esperar até voltar a levantar fervura. A partir daí, deixar cozinhar cerca de 12 minutos.
Retirar as pêras e colocar num frasco de vidro. Deixar ferver a calda mais algum tempo, reduzindo até espessar ligeiramente.
Coar e colocar a calda no frasco. Fechar e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
No próprio dia, moer as nozes e ralar a cenoura. Juntar três colheres da calda das pêras e misturar bem.
Juntar as folhas de massa filo duas a duas, sobrepondo-as de modo a formar um retângulo grande. Pincelar bem com o óleo.
Colocar o recheio em forma de “salsicha”, fechar as extremidades e enrolar a massa filo sobre o recheio, obtendo um rolo (como se estivéssemos a enrolar sushi). Pegar numa das extremidades e enrolar o tubo sobre si mesmo em forma de caracol. Deve trabalhar-se rápido para a massa não secar.
Pincelar com óleo e levar ao forno a 200º durante 30 minutos.
Cortar em pedaços, colocar no prato ainda quente e verter a calda sobre a baclava. Ao lado, dispor três quartos de pêra cozida.
BOM APETITE!
receita do blog cozinharsemlactose