Pão Rústico de Cevada e Linhaça Dourada

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Rústico de Cevada e Linhaça Dourada

4 col. de cheias de de linhaça dourada
2 ovos
3 col. de sopa de em ponto de pomada (aqueça-a 30 segundos no microondas)
2 1/2 col. de chá de biológico granulado
3 col. de sopa de açúcar
1 col. de chá cheia de sal
1 xíc. de água morna

Faça assim:

Numa tigela pequena, misture bem a água morna, o fermento e o açúcar. Tampe e deixe por 20 minutos dentro do do fogão (desligado) para que o fermento cresça. Aguarde este tempo.
Numa bacia, misture as farinhas, o sal, os ovos,a manteiga e o fermento. Retire da bacia e começe a sovar a . Sove por 5 minutos. Se necessário, adicione mais para dar o ponto de sova. Faça uma bola , coloque de volta na bacia, cubra com um pano de prato e leve a massa para dentro do forno (desligado) para crescer por 1 hora – não vai crescer muito porque é uma massa bastante pesada.
Retire do forno, divida a massa em 2 partes iguais. Sove cada uma das partes e modele os pães. No meu caso, fiz pão-bola. Unte e enfarinhe a (ou “as”) forma que o pão vai assar. Coloque os pães modelados nela e leve ao forno para de novo, descansar por mais 30 minutos. Ao final deste tempo, espalhe farinha de trigo sobre os pães e faça cortes em cima deles com uma âmina BEM afiada. Ligue o forno a 180ºC e asse os pães por 40-50 minutos – dependendo do forno.

Fonte:aninhalazzarotto.com

Post Author: Cozinha Criativa