Alimentação Fitness vai falar sobre TERMOGÊNICOS

Alimentação Fitness vai falar sobre TERMOGÊNICOS

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Hoje a equipe Fitness vai falar sobre TERMOGÊNICOS. Pois cada vez mais pessoas utilizam os chamados suplementos em busca de queimar a “terrível” gordura corporal. Eles são, sem dúvida, a nova febre entre os praticantes de atividades físicas e facilmente você já deve ter visto vários deles em farmácias e drogarias.

De fato, os termogênicos são excelentes suplementos para obter mais resistência e disposição antes dos treinos aeróbicos. Mas é preciso saber que eles não devem ser utilizados sem indicação de um médico, ou nutricionista, já que possuem contraindicações.

• O que são termogênicos?

Os termogênicos também são conhecidos como “fat burners“, ou queimadores de gordura. O principio ativo deles é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, e faz com que forneça mais disposição para atividades físicas e mentais e, como consequência, um aumento da temperatura corporal.

O corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome “fat burner”.

• São dois os tipos existentes: os que contêm e os que não contêm efedrina.

Os produtos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada. Os norte-americanos chegaram a chamar a sinefrina de “neuro brain booster”, algo como “acelerador cerebral”, e passaram a usá-lo até para melhorar o rendimento em reuniões de trabalho.

Os principais benefícios dos termogênicos são: estimulação energética, diminuição da fadiga muscular, potencialização da contração muscular, estado de alerta e maior concentração, aumento do metabolismo orgânico geral, sensação de prazer e aumento da lipólise (quebra da gordura) e da oxidação das gorduras.

• Termogênicos naturais

Existem alimentos que imitam o processo de termogênese, em menores proporções do que as cápsulas produzidas em laboratório. Você pode adicioná-los em sua dieta e combinar sempre com atividade física. Entre os principais alimentos termogênicos estão:

1. Temperos – Pimenta-do-reino, cominho, mostarda, cebola, alho, curry e canela, entre outros, contêm substâncias que agem no sistema nervoso central. Há estudos mostrando que o ajuda a acelerar a queima calórica em 20%.

2. Chá verde – A do momento é tida como campeã entre os termogênicos. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de no – o que ajuda a diminuir a compulsão por doces – e inibem a ação da amilase, a enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. O médico Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro, recomenda 1 xícara, cinco a dez minutos antes das refeições.

3. Xantinas – Fazem parte desse grupo substâncias como a cafeína, a teofilina e a teobromina, presentes principalmente no café, em vários tipos de chá, inclusive o mate, no e em bebidas à base de cola. Age diretamente no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo.

4. Ácido acético – Disponível no vinagre, melhora a ação da insulina no organismo. Quando os receptores desse hormônio não trabalham de maneira eficiente, a glicose se acumula no sangue e o excesso, além de gerar outras complicações, leva ao acúmulo de gordura. Os especialistas recomendam o de maçã.

5. Ácido láurico e lauricina – Aparecem, sobretudo na gordura do coco. Além de ajudar o bom funcionamento da tireóide, elevando a temperatura corporal, auxilia na diminuição do colesterol e no combate a inúmeras infecções.

Lembre-se: não existe nada mais termogênico do que a própria atividade física. Afinal, é durante os exercícios aeróbicos que a temperatura corporal alcança os graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente os estoques de gordura.

E nunca, jamais, comece a tomar qualquer tipo de substância por conta própria. Consulte sempre seu médico ou seu nutricionista.

#DicasFitness #Suplementação #CuriosidadesAF

Post Author: Alimentação Fitness