Especiarias e os seus usos na cozinha... - Pimenta

Especiarias e os seus usos na cozinha… – Pimenta

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Especiarias e os seus usos na cozinha…

A merece um capítulo mais extenso, por ser a especiaria mais utilizada na e por sua diversidade de qualidades.

A pimenta branca, devido à retirada da casca, é menos aromática do que a preta.

A pimenta do reino é utilizada nos cinco continentes em todos os tipos de pratos salgados, em alguns lugares é usada ainda em doces e em bebidas.

As pimentas secas devem ser compradas inteiras e moídas ao usar para não perderem o sabor.

A pimenta preta em pó de cor muito escura é normalmente de baixa qualidade pois, como o interior da pimenta é branco, quando moída ela deve ficar acinzentada.

A pimenta branca é normalmente usada em claros e cremosas para que fique invisível.

A pimenta verde é normalmente vendida em conserva. Na Ásia é encontrada fresca e em rama, a rama é usada inteira em ensopados. São também vendidas desidratadas a frio, ou congeladas. As secas podem ser reidratadas em água quente ou usadas da mesma forma que a preta ou branca. A pimenta verde salgada ou em salmoura deve ser deixada de em água antes de ser usada para retirar o excesso de sal. Ela é muito aromática e deve ser acrescentada ao final do cozimento. Combina com frutas ácidas como o e é muito usada em molhos para carne, ou do mar. A pimenta verde fresca combina com temperos adocicados como canela, semente de funcho e gengibre.

Ainda existe a pimenta do reino vermelha, que são os frutos maduros, normalmente vendidos em salmoura. Eles têm um sabor frutado e suave por fora e moderadamente picante por dentro. São raras no mercado porque a pimenta, quando madura, é muito sensível e ainda atrai passarinhos, por isso a pimenta vermelha é produzida em pequena quantidade.

Aromas e paladares com #PortugalSaboroso