Cheesecake mármore de coco e chocolate

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

mármore de coco e chocolate

Base:

125g de digestivas (usei Palets bretons)
70g de coco
4 bolachas de chocolate (opcional)
60g de
Cheesecake

700g de tipo fromage blanc (ou suissinhos naturais)
2 c. (sopa) de crème fraîche épaisse
200g de
120g de coco ralado
4 ovos
1 pitada de sal
Essência de baunilha q.b.
Ganache

100g de chocolate negro
100 ml de natas

Forrar a base de uma forma com fundo amovível, com cerca de 19cm de diâmetro, com papel vegetal. Pincelar ligeiramente com óleo vegetal a lateral ou aro da forma. Pré-aquecer o a 160º. Colocar um recipiente com água na base do (para criar vapor e evitar que o cheesecake fenda durante a cozedura).

TMX-Bimby:

Colocar o coco no copo e pulverizar uns segundos na vel. 9, reservar. Juntar as bolachas e o coco no copo e dar uns golpes de turbo até ficar moído. Juntar a manteiga e misturar 10 seg /vel. 6. Espalhar a uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Colocar no forno cerca de 10 minutos, retirar e deixar arrefecer.

Entretanto, colocar no copo queijo creme, o creme fraiche, o açúcar e misturar na vel. 3 até ficar homogéneo. Juntar os ovos, o sal, a essência de baunilha e misture uns segundos na vel 4, até obter um creme homogéneo. Por fim adicionar o coco e envolver uns segundos na vel.4. Verter na forma e alisar bem. Reservar.

Preparar a ganache, colocar o chocolate no copo e pulverizar. Juntar as natas e programar 6min/90º/vel 3. Deitar umas colheradas de ganache por cima do cheesecake e com a ajuda de um palito ou ponta de uma faca, fazer uns efeitos. Levar ao forno (na grelha do meio) durante 50 minutos a 180ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.

Tradicional:

Triturar as bolachas com o coco. Misturar bem com a manteiga amolecida até obter uma mistura areada e cobrir uniformemente o fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Colocar no forno cerca de 10 minutos, retirar e deixar arrefecer.

Entretanto, bater o queijo creme, o creme fraiche com o açúcar, o sal e a essência de baunilha, até ficar homogéneo. Juntar os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Juntar o coco misturar novamente.

Ferver as natas num tacho. Juntar o chocolate partido e mexer bem até obter um creme. Se necessário levar ao lume até o chocolate derreter por completo. Deitar umas colheradas de ganache por cima do cheesecake e com a ajuda de um palito ou ponta de uma faca, fazer uns efeitos. Levar ao forno (na grelha do meio) durante 50 minutos a 180ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.

Nota:

Uma das regras básicas do cheesecake é prepará-lo de véspera e deixá-lo no minimo 24h no frigorífico antes de servir.

Raramente uso queijo creme tipo Philadelphia, prefiro usar fromage blanc ou suissinhos naturais, que se podem encontrar nos supermercados E.Leclerc, Intermarché, Jumbo ou Aldi a um preço mais acessível. Fica bem mais leve e menos enjoativo. Também se pode usar queijo quark.

http://www.cocoebaunilha.com/2012/05/cheesecake-marmore-de-coco-e-chocolate.html

Post Author: Receitas de Sobremesas